Saiba o que fazer em Araçatuba e garanta sua passagem para a cidade

0
1033

Ao contrário de outros destinos turísticos sazonais, que atingem seu ápice na alta temporada, Araçatuba consegue atrair visitantes durante todo o ano.

Localizada no noroeste paulista, é conhecida como a “cidade do boi gordo“, por sua tradição na criação de gado de corte do estado, mas sua história está ligada principalmente à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

A variedade de atrações conquista turistas de todas as idades e agrada a todos os gostos: entre praças, parques, centros de compras, templos religiosos, museus e locais para prática de esportes aquáticos, sempre existe um programa interessante para se fazer.

Se você está planejando sua próxima viagem de férias ou apenas procura um lugar agradável para passar alguns dias com a família, a cidade merece entrar no seu itinerário.

Mas antes de comprar sua passagem para Araçatuba, confira algumas coisas que você precisa saber sobre a terra dos araçás:

Como chegar

Araçatuba se localiza no interior do estado de São Paulo, a cerca de 530 quilômetros da capital.

Grande parte dos visitantes chega por meio do Aeroporto Dario Guarita, que recebe voos de diversas cidades do país, especialmente Campinas.

Inaugurado em 1956, ele atualmente é administrado pelo DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), e ocupa o quarto lugar em movimentação no interior do estado.

A rodoviária, construída em 1970, se localiza junto ao prédio da administração municipal, e atende diversas empresas de transporte.

Na hora de comprar sua passagem para Araçatuba, utilize algumas estratégias para economizar, como acompanhar as promoções das companhias aéreas, dar preferência para voos no início da semana e fora do horário comercial e comparar os preços para datas diferentes.

Onde ficar

Araçatuba é uma cidade bem preparada para receber turistas de todas as partes do país. O município tem uma infraestrutura adequada e várias opções de hospedagem com localização privilegiada.

Alguns dos hotéis e pousadas mais procurados e com melhor custo-benefício são:

  • Araçatuba Botânico Hotel, com apartamentos de luxo, parque aquático e spa;
  • Araçatuba Plaza Hotel, que tem serviço de lavanderia e café da manhã farto e saboroso;
  • Host Araçatuba, com várias opções de atividades nos arredores;
  • Hotel Riviera, que conta com diversas comodidades, como restaurante, bar, piscina e academia;
  • Ibis Araçatuba, com serviço de concierge e ampla área externa;
  • Mariá Plaza Hotel, com quartos econômicos e piscina.

Antes de reservar o hotel para sua estadia, compare os preços e as facilidades incluídas no valor da diária, observe a localização e pesquise as avaliações dos hóspedes para escolher a opção mais vantajosa, tanto em termos financeiros como em conforto.

O que fazer

Não importa se você está viajando sozinho, com amigos ou com a família, vale a pena preparar um itinerário com as melhores atrações para aproveitar ao máximo sua estadia.

Por isso, antes mesmo de cotar sua passagem para Araçatuba, confira alguns lugares que você precisa conhecer quando estiver de passagem pela cidade:

Camelódromo Luiz Carlos Rister

A região que concentra a atividade dos ambulantes e comerciantes de rua de Araçatuba é formada por pequenas lojas de alvenaria que vendem uma grande variedade de artigos: alimentos, roupas, calçados, presentes, eletrônicos, acessórios para celular e itens importados.

Capela Santo Onofre

O primeiro templo religioso de Araçatuba é um patrimônio histórico da cidade. Construída entre 1912 e 1915 em homenagem ao santo protetor dos alcoólatras, a capela era feita de tábuas de madeira.

Alguns anos mais tarde, ela foi reconstruída e se tornou um ponto turístico bastante visitado no município.

Hot Planet Thermas

Uma das atrações mais procuradas por famílias durante a estadia em Araçatuba é o parque aquático Hot Planet, o maior da região, com mais de 20 mil metros quadrados.

Com piscinas de águas quentes, ofurô, tobogãs e espaços especiais para bebês e crianças, o local recebe milhares de visitantes em busca de diversão e relaxamento.

O parque tem ainda uma praça de alimentação, ampla área verde e presença de seguranças e bombeiros em todas as piscinas.

Museu do Som, Imagem e Comunicação

Os turistas podem ter um vislumbre do passado no museu mantido pela Universidade Aberta da Terceira Idade.

No local, estão expostos diversos itens relacionados à área da comunicação: instrumentos musicais, câmeras fotográficas, projetores, vitrolas, máquinas de escrever e calculadoras antigas.

Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon

A história da cidade é contada no museu por meio de um acervo que conta com mais de 8 mil peças.

Roupas, objetos pessoais e ferramentas utilizadas pelos trabalhadores que construíram a ferrovia são expostos para o público em geral, bem como documentos que descrevem a ocupação da região.

O museu recebe mais de 500 visitantes por mês, e funciona em um prédio que foi tombado em 1994.

Parque Ecológico Baguaçu

Criado em 1988, o parque é resultado dos esforços de ambientalistas que se uniram para combater a poluição causada por um frigorífico que operava no local.

Hoje totalmente reflorestado, o PEBA (como é conhecido pelos moradores) conta com diversas espécies de plantas exóticas e abriga milhares de animais e aves, como capivaras, lagartos, gaviões e biguás.

A trilha aberta para visitantes tem cerca de 500 metros, e passa por uma pequena cachoeira, um córrego e um trecho que passa pelo arvoredo.

Parque da Fazenda do Estado

Aberto todos os dias, o Parque da Fazenda é uma das melhores opções em Araçatuba para quem gosta de passeios ao ar livre e contato com a natureza.

A fazenda tem mais de 18 hectares e 100 anos de existência, mas ficou abandonada por vários anos até ser resgatada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Os visitantes podem caminhar pela Trilha da Cruz de Malta, que tem cerca de 1 quilômetro, com 15 pontos de parada.

O espaço oferece ainda pontos para piquenique, uma trilha exclusiva para bicicletas, playground para crianças e um pomar.

Praia Municipal Milton Camargo

Uma praia no interior do estado? A área conhecida como Prainha fica às margens do Rio Tietê e tem uma infraestrutura adequada para receber os turistas durante todo o ano.

Além de quiosques com churrasqueiras, a praia artificial conta com estacionamento, lanchonetes, banheiros, chuveiros, quadra de vôlei e áreas para pesca.

Com tantas atrações e opções de passeios para os visitantes, é fácil perceber porque a cidade ganhou destaque no Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo Governo Federal.

Seja por seus programas ao ar livre, pela vida noturna ou pelo turismo de negócios, movimentado pelos setores sucroalcooleiro e agropecuário, o potencial do município cresce cada vez mais.

Adubo para Grama

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here