ACM Neto anuncia liberação das praias aos sábados, reabertura do Porto da Barra e outras flexibilizações; veja

0
199

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta sexta-feira (13), durante entrega de obras no subúrbio da capital baiana, que as praias e parques públicos municipais serão reabertos aos sábados.

A medida começa a valer a partir de segunda-feira (16). Além disso, três famosas praias de Salvador que estavam fechadas desde o início das medidas contra a pandemia da Covid-19 serão reabertas: Buracão e Paciência, ambas no bairro do Rio Vermelho; e porto da Barra, no bairro da Barra.

“A liberação aos sábados vale para praias e parques públicos. As praias que estavam funcionando de segunda a sexta, ou aquelas de terça a sexta, passam a funcionar de segunda a sábado ou de terça a sábado. As praias que estão fechadas na segunda, não mudam. Domingos e feriados ainda não vamos abrir. Vamos ver como as coisas avançam, mas por enquanto ainda não”, disse ACM Neto.

ACM Neto anuncia liberação das praias e parques públicos municipais aos sábados — Foto: Reprodução

ACM Neto anuncia liberação das praias e parques públicos municipais aos sábados — Foto: Reprodução

As praias do Buracão e da paciência, no Rio Vermelho, vão funcionar de segunda a sábado, enquanto a do Porto da Barra abrirá de terça a sábado.

“Especificamente sobre o Porto da Barra, que tem uma faixa de areia muito estreia e é uma das praias mais demandadas da cidade, nesse primeiro momento vamos abrir, mas não serão permitidos ombrelones, mesas, cadeiras e comercialização de produtos”, explicou o prefeito.

Além das praias, Neto informou outras medidas como:

 

  • Elevador Lacerda, que reabriu em agosto e estava funcionando de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 8h às 17h, agora vai operar de segunda a sábado, até 22h;
  • Restaurantes, bares e lanchonetes, poderão ofertar o serviço de rodízio;
  • Clínicas odontológicas, estética e autoescolas vão funcionar das 8h às 19h;
  • Cursos livres poderão funcionar até 22h;
  • Bares e lanchonetes nos clubes sociais também poderão voltar a funcionar aos sábados, respeitando a limitação de 30% dos associados;
  • O tempo máximo de 1h de permanência dos alunos nas academias de ginástica foi revogado. O prefeito enfatizou que as regras anteriores permanecem como os cuidados de higiene, distanciamento e agendamento para ir à academia.

 

Canal do Paraguari

 

Canal do Paraguari foi inaugurado nesta sexta-feira (13), no subúrbio de Salvador — Foto: Bruno Concha/Secom Prefeitura

Canal do Paraguari foi inaugurado nesta sexta-feira (13), no subúrbio de Salvador — Foto: Bruno Concha/Secom Prefeitura

O anúncio do prefeito ocorreu durante a entrega das obras do canal do Paraguari, no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador.

As obras no canal envolveram urbanização e macrodrenagem do Rio Paraguari. Nessa primeira fase, de acordo com a prefeitura, foram investidos quase R$18 milhões.

Toda obra foi realizada sob a coordenação da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A bacia hidrográfica do Rio Paraguari está inserida em Salvador e abrange parte da região do Subúrbio Ferroviário, com área de aproximadamente 4,8 km², e drena bairros como Nova Constituinte e Periperi, densamente ocupados.

A prefeitura informou que a obra viabilizou a implantação de travessias de pedestre, nova iluminação em LED, criação de espaço público de convivência e lazer e paisagismo, entre outras intervenções.

O local também passa pela segunda etapa de obras, que foi iniciada em julho deste ano. Nesta fase, a prefeitura investe R$7,2 milhões. Segundo a gestão municipal, a obra do barramento vai regularizar a vazão de águas pluviais para não haver alagamento em toda a extensão do Canal Paraguari.

Entregue primeira etapa do novo Canal do Paraguari, na Rua Beira Rio, em Periperi, em Salvador — Foto: Bruno Concha/Secom Prefeitura

Entregue primeira etapa do novo Canal do Paraguari, na Rua Beira Rio, em Periperi, em Salvador — Foto: Bruno Concha/Secom Prefeitura

 

site do café

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here