Acesso às praias de Maceió volta a ser permitido por novo decreto da prefeitura

0
93

Prefeito Rui Palmeira informou que liberação começa a partir de sexta (3), mesmo dia em que o comércio também reabre serviços não essenciais.

O acesso às praias de Maceió volta a ser liberado a partir de sexta-feira (3), mesmo dia em que o comércio começa a reabertura gradativa dos serviços não essenciais. A informação foi confirmada pelo prefeito Rui Palmeira, em entrevista ao AL1 nesta quinta

A proibição estava em vigor desde o início de maio, foi prorrogada e tinha validade até esta noite. A liberação das atividades na orla, contudo, acontece ainda com algumas restrições.

“A praia, a partir de amanhã, está liberada para atividades físicas individuais, caminhada, ciclismo, banho de mar, mas não serão permitidas cadeiras, guarda-sóis, caixas térmicas, ambulantes na praia… peço que as pessoas façam as coisas de forma consciente, não se aglomerem”, disse o prefeito.

O novo decreto de emergência ainda deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM), confirmando também a permissão para reabertura dos salões de beleza, barbearias e igrejas com capacidade de atendimento reduzida.

Especialistas avaliam que reabertura é precipitada
A última atualização do boletim de leitos exclusivos para atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação para Covid-19, feita na quarta, mostra que a taxa de ocupação das UTIs é de 84% na capital, o que exige atenção.

O prefeito lembrou que, para evitar aglomerações, os jogos de futebol na areia da praia continuam proibidos. “Não é permitido o famoso rachinha, somente atividades individuais. Os equipamentos como parques infantis e academias também vão continuar fechados”.

Além disso, o uso de máscaras de proteção facial continua sendo obrigatório por quem precise sair às ruas e a fiscalização vai continuar com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, embora o prefeito admita que não há pessoal suficiente.

“Não dá para fiscalizar todo nosso trecho de orla o tempo todo, é preciso consciência do cidadão para que não vá à praia em turmas, para a gente não ter proliferação da doença”, disse Palmeira.

Os estacionamentos ao longo da orla também vão ser reabertos, mas não em sua totalidade.

Novas regras para o comércio
Sobre a reabertura das lojas com até 400m², o prefeito de Maceió disse que essa permissão será por 15 dias, até que seja feita uma nova avaliação, mas com horário reduzido de funcionamento.

“Tanto Estado quanto a Prefeitura estão permitindo que lojas de até 400m² reabram, o que dá cerca de 50% a 60% das lojas do Centro, mas com horário especial, para evitar acúmulo de pessoas nos ônibus nos horários de pico”, afirmou Rui Palmeira.

Além disso, serão instaladas barreiras sanitárias para controlar o acesso dos consumidores ao Calçadão do Comércio.

“O cidadão não poderá passar por essas barreiras sem máscaras e os lojistas têm obrigação de fiscalizar isso nos seus estabelecimentos também”, esclareceu.

Os vendedores ambulantes não poderão ter acesso ao Calçadão do Comércio.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui