PM diz que novas estratégias serão traçadas em Imbituba depois de pessoas se aglomerarem na Praia do Rosa no feriadão. Prefeituras de Imbituba e de Balneário Camboriú, onde teve festa em lanchas, dizem que fiscalizações podem ser intensificadas ou reavaliadas, se necessário.
O feriadão teve registro de aglomerações de pessoas em praias, estabelecimentos e até em embarcações no Litoral de Santa Catarina. Entre as ocorrências de descumprimento de medidas de prevenção contra a Covid-19 estão uma festa em lanchas amarradas entre si em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do estado, e praia lotada em Imbituba, no Litoral Sul.
As prefeituras desses dois municípios informaram nesta terça-feira (13) ao G1 que devem manter a atual fiscalização que vem sendo realizada, mas que reavaliações são feitas sempre que necessário, podendo ter intensificação de medidas.
De acordo com a Polícia Militar, as ações em Imbituba devem ser revistas em uma nova reunião nos próximos dias.
“Nos reuniremos para reavaliar as ações e traçar novas estratégias em conjunto com demais órgãos”, detalhou o tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santos, comandante da PM na região.
Aglomeração de pessoas e de lanchas
Já em Balneário Camboriú, a prefeitura divulgou nesta terça-feira (13) uma “aglomeração de lanchas” em uma festa constatada em alto mar no sábado (10) durante uma fiscalização conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar e Marinha na orla.
Pessoas são flagradas em festas dentro de barcos
Algumas das embarcações estavam amarradas uma às outras, lado a lado, o que é proibido. “As lanchas que estavam encostadas foram ordenadas à separação e dispersão”, informou a prefeitura em nota.
Ao menos 24 embarcações foram fiscalizadas no mar em Balneário Camboriú, mas apenas uma foi multada por excesso de passageiros. Segundo a Guarda Municipal, apesar do risco de transmissão da Covid-19, as pessoas estavam comendo ou bebendo o que justificaria o não uso da máscara no momento da abordagem.
No município há decreto municipal que multa em até R$ 5 mil quem aluga imóvel para realizar eventos e também para quem realiza festas desses locais, mas o decreto não inclui as embarcações. Por isso, segundo a Guarda, não foi possível enquadrar essas pessoas nos decretos que proíbem eventos, como mostrou à NSC TV.
Em toda cidade foram realizadas 5 mil fiscalizações relacionadas ao controle da Covid-19 muitas a partir de denúncias, inclusive em locais já notificados antes, mas não houve emissão de multas..
Aglomeração na Praia do Rosa
Segundo a prefeitura de Imbituba, a Praia do Rosa foi o local onde teve mais concentração de banhistas em diferentes momentos do feriadão, apesar de em Santa Catarina estarem proibidas permanência na faixa de areia e também realização de eventos. As aglomerações foram registradas tanto na faixa de areia como
Praia do Rosa em Imbituba teve registro de aglomerações — Foto: Reprodução Redes Sociais/NSC
A PM lavrou sete termos circunstanciados na cidade por pertubação de sossego em festas com aglomerações. Muitas das situações envolviam turistas, segundo a PM à NSC. Em todo estado, a PM foi acionada para ao menos 80 denúncias relacionadas ao descumprimento de medidas de prevenção contra a Covid-19.
“Vale ressaltar que, mesmo com o reforço no efetivo da PM e com os fiscais da prefeitura de prontidão, o número de pessoas envolvidas na operação é insuficiente para evitar as aglomerações, que foram registradas”, informou a prefeitura de Imbituba em nota.
A prefeitura não chegou a emitir multas porque não há lei específica sobre isso, segundo a assessoria da prefeitura, mas os fiscais orientam as pessoas.