Vegetação desceu pelo Rio Cachoeira e está se acumulando em toda a Baía do Pontal. Baronesas já foram encontradas nas praias da Avenida, Maramata e do Cristo.
Plantas conhecidas como baronesas tomaram conta das praias de Ilhéus, no sul da Bahia, após o temporal que atingiu a cidade esta semana. A chuva começou no domingo (1º) em diversas cidades da região, e nesta quinta-feira (5), apesar do céu nublado e mau tempo, o volume de chuva está diminuindo.
As baronesas desceram pelo Rio Cachoeira e estão se acumulando em toda a Baía do Pontal. Na praia da Maramata, além de muitas baronesas, tem o lixo trazido pelas águas do rio. Também há baronesas na praia da Avenida.
No trecho do antigo porto da cidade, a margem foi tomada por restos de vegetação. São tantas baronesas que na praia do Cristo foi iniciado um trabalho de limpeza, com mais de dez homens da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O Secretário de Meio Ambiente de Ilhéus reforçou a importância da limpeza, mas diz que é necessário cuidado por causa de ninhos que existem nessa região.
“Temos que ter cuidado com os ninhos de tartaruga que tem na [Praia] Avenida e de coruja que também tem na região da praia do cristo”, explica o secretário Mozart Aragão.
A prefeitura de Ilhéus deve se reunir com a Marinha para definir uma estratégia de contenção das baronesas para que elas não atinjam todas as praias da cidade.