Baleia semi-albina é vista em praia de Imbituba, no Litoral Sul de SC
Uma baleia semi-albina foi avistada domingo (23) na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, no Litoral Sul catarinense. De acordo com o Instituto Australis, é o primeiro mamífero desta espécie registrado nesta temporada. A baleia adulta estava próxima à sede do projeto.
Conforme explicou a diretora de Pesquisa do projeto ProFRANCA, que monitora a presença desses animais, Karina Groch, a ocorrência de baleias semi-albina é rara no estado.
A cada temporada, a equipe costuma registrar em média apenas uma desta espécie, segundo a bióloga. O animal é considerado um visitante novo, pois ainda não havia sido catalogado.
Foi o primeiro registro desta baleia semi-albina no litoral catarinense — Foto: Instituto Australis/ProFRANCA
As baleias-franca semi-albinas nascem brancas com pintas pretas e adquirem uma coloração acinzentada com o passar do tempo.
Ao longo do domingo, foram contabilizadas dez baleias entre as praias de Itapirubá Norte e Sul, segundo o Instituto. O monitoramento constante das espécies começou no mês de agosto, na região da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.
Baleia semi-albina adulta ainda não havia sido catalogada pela equipe do Instituto Australis — Foto: Instituto Australis/ProFRANCA
O trabalho é feito pelo Projeto Franca Austral, mantido pelo Instituto Australis, com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.
A temporada reprodutiva das baleias-franca vai até o mês de novembro. O pico da temporada reprodutiva da espécie está previsto para setembro, quando é comemorado o Mês da Baleia Franca.
Neste ano, por causa da pandemia Covid-19, as atividades serão realizadas on-line e por meio de transmissões ao vivo.
Baleias foram avistadas neste domingo no Litoral Sul catarinense — Foto: Instituto Australis/ProFRANCA