A prefeitura de Balneário Camboriú, Litoral Norte do estado, publicou nesta terça-feira (29) um decreto que define as ações que serão tomadas para coibir aglomerações na noite do Ano Novo.
Em novembro, o município já havia anunciado o cancelamento da queima de fogos durante o réveillon por causa do aumento do número de casas da Covid-19.
No decreto, o município justifica o estabelecimento das normas para a noite de réveillon “a fim de zelar pela segurança da população, bem como evitar situações que gerem aglomeração de pessoas”.
Entre os pontos principais, estão a proibição da instalação de tendas e do uso de fogos de artifício nas praias do município.
Também está previsto o fechamento ao público dos molhes do Pontal Sul e Norte, incluindo os decks. O uso de equipamentos de som e narguilés permanecem proibidos em locais como praias, parques e praças.
Fica proibido, no dia 31 de dezembro de 2020, até às 6h do dia 1º de janeiro de 2021, no Município de Balneário Camboriú:
Em caso de infração, uma multa pode ser aplicada, além da apreensão de objetos que constituem violação das regras.
Segundo o executivo, as normas foram discutidas durante uma reunião com representantes da Secretaria de Segurança, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária na segunda-feira (28).
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que uma estrutura será montada na Praça Almirante Tamandaré. Ela funcionará durante a noite da virada de ano para atender possíveis ocorrências.
O local oferecerá atendimentos de baixa complexidade. Também haverá ambulâncias de prontidão e casos mais complexos serão encaminhados para o Hospital Ruth Cardoso e para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro das Nações.
Balneário Camboriú é a sétima cidade catarinense com mais casos de Covid-19: são 14.523, de acordo com o boletim do governo do final da tarde desta terça. Em relação às mortes, a cidade aparece em novo lugar na lista, com 142 óbitos desde o início da pandemia.