Banhistas aproveitam dia de sol e ignoram uso obrigatório de máscaras no litoral de SP

0
39

Centenas de banhistas aproveitaram o calor deste sábado (28) para curtir as praias de Santos, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo G1 mostram moradores e turistas ignorando as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social e uso obrigatório de máscara.

A previsão do tempo para este fim de semana é de sol em toda a região, e esse clima atraiu turistas para a Baixada Santista. De acordo com a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), as estradas em direção ao litoral paulista receberam, de meia-noite de sexta-feira (27) até às 16h deste sábado, cerca 144 mil veículos. O movimento provocou lentidão e congestionamento nas rodovias.

As praias da cidade foram incluídas na flexibilização de medidas com o avanço da Baixada Santista para a fase verde do Plano São Paulo, e os ambulantes foram autorizados a instalar guarda-sóis, mas com restrições. Assim, a população deve continuar respeitando as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Por meio de decreto, desde 1º de maio, os moradores de Santos são obrigados a usar máscara de proteção nas ruas, praias e comércios da cidade, sob pena de multa no valor de R$ 100. Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) orientam a população e turistas sobre a obrigatoriedade do item em todas as regiões da cidade. As multas são aplicadas somente quando a pessoa não porta a máscara e/ou se recusa a usá-la.

Banhistas estavam aglomerados na faixa de areia de praia de Santos, SP — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

Banhistas estavam aglomerados na faixa de areia de praia de Santos, SP — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

Apesar da obrigatoriedade, nas imagens, é possível ver banhistas sem máscara de proteção facial. Além disso, muitos estavam aglomerados, sentados em cadeiras de praia e embaixo de guarda-sóis na faixa de areia.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) registrou 89 orientações sobre o uso incorreto de máscara facial e duas multas por não uso de máscara, neste sábado. A administração municipal ainda reforça que, segue em vigor todas as medidas sanitárias, de acordo com a fase verde, do Plano São Paulo, entre elas o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social ao longo da praia, assim como em todos os outros pontos da cidade.

Aumento de casos

 

Na última sexta-feira, a cidade contava com 25.623 casos confirmados e 366 pessoas internadas na rede hospitalar da cidade. Entre os 270 leitos de UTI, a ocupação era de 55%. No SUS, essa taxa era de 42%, e na rede privada, de 70%. Na cidade, hospitais tiveram que remanejar exames e abrir leitos para tratar a doença, após o aumento de internações.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui