As praias de Santos, no litoral de São Paulo, ficaram cheias neste sábado (20). Imagens obtidas pelo G1 mostram centenas de banhistas desrespeitando o uso de máscaras, item obrigatório no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Com a temperatura máxima prevista de 28ºC, banhistas foram às praias tomar sol, fazer caminhada e tomar banho de mar. Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), mais de 141 mil veículos desceram a Serra do Mar em direção ao litoral desde sexta-feira (19).
Banhistas encheram praias de Santos e desrespeitaram determinações do município — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
Nas imagens feitas neste sábado, é possível observar dezenas de guarda-sóis colocados na faixa de areia, sem o distanciamento necessário. Além disso, há diversos grupos aglomerados na praia.
Na cidade de Santos, é proibido o uso de guarda-sóis, esteiras, tendas e barracas por moradores ou turistas, com permissão apenas para práticas esportivas individuais, com máscara. Carrinhos de alimentação que ficam na faixa de areia podem colocar, no máximo, dez guarda-sóis cada um, com duas cadeiras cada, atendendo por até 12 horas diárias.
Banhistas não podem colocar cadeiras ou guarda-sóis na praia — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna
Moradores e turistas também foram flagrados sem máscara na faixa de areia. Desde maio de 2020, o uso do item de proteção é obrigatório em Santos, e caso a medida seja descumprida, o banhista pode ser multado em até R$ 100.
Segundo a prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) orienta os banhistas sobre a obrigatoriedade do item, e as multas são aplicadas apenas quando a pessoa não está com uma máscara ou se recusa a usá-la.