Barreira sanitária em Praia Grande, no litoral paulista, já fiscalizou mais de mil pessoas

0
235

Barreiras sanitárias foram instaladas nos principais acessos a cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, para coibir a entrada de veículos de pessoas que não são moradoras da cidade durante o feriado de Corpus Christi.

Para passar pelas barreiras, é preciso apresentar um comprovante de residência no próprio nome, ou no caso de aluguel de domicílio, o contrato em nome do locatário. Já as pessoas que vão se hospedar em pousadas ou hotéis, devem apresentar um voucher de reserva.

Algumas barreiras funcionam 24 horas por dia e ficarão montadas até a segunda-feira, dia 5 de junho.

Segundo guardas municipais, são no total 7 barreiras com equipes de fiscalização em bairros como Bacaxá, Asfalto Velho, Vilatur e Jaconé. Outros 10 acessos da cidade estão bloqueados com manilhas.

Praia de Manitiba, em Saquarema, nesta quinta — Foto: Anna Beatriz Lourenço/Inter TV

Praia de Manitiba, em Saquarema, nesta quinta — Foto: Anna Beatriz Lourenço/Inter TV

A permanência em praias, lagoas, rios e cachoeiras do município, está proibida, inclusive para a prática de atividades de lazer, recreativas e esportivas. Também está proibido o estacionamento de veículos nas vias de acesso às praias. Essa medida é válida entre os dias 2 e 9 de junho.

O comércio em geral está autorizado a funcionar seguindo as normas já estabelecidas, mas bares e restaurantes tiveram o horário de funcionamento reduzido.

Bares, lanchonetes, cafeterias e lojas de conveniência devem encerrar as atividades até às 20h. Já os restaurantes e pizzarias, devem fechar as portas até as 22h.

Partidas de futebol amador e presença e público nas partidas profissionais também estão proibidas.

Na manhã desta quinta (3), banhistas insistiam em permanecer na areia de praias, como Manitiba e Barra Nova, em Jaconé. Em nota, a Prefeitura informou que a fiscalização nos 38 quilômetros de praias do município está sendo feita pelas equipes da Guarda Civil, Posturas e Salvamar. Estas equipes estão trabalhando e patrulhando toda a extensão, desde Vilatur a Jaconé.

Ainda segundo a prefeitura, os agentes estão orientando aos banhistas sobre os decretos e as proibições em vigor.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 segue normalmente. Nesta quinta (3), serão vacinadas pessoas com comorbidades de 32 e 31 anos e profissionais da Educação de 49 e 45.

Multas

Para monitorar o cumprimento das regras, a Prefeitura de Saquarema reforçou a fiscalização na cidade com equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Quem desobedecer as regras pode sofrer penalidades e até pagar multas. Para o cidadão, a multa mínima é de R$106,50. Se a infração for em um estabelecimento, a multa mínima é de R$1.000, e além disso o estabelecimento pode ser interditado.

“Evitar viagens desnecessárias e tomar os cuidados básicos, como o uso de máscara e álcool gel, é essencial para evitarmos uma nova onda de infecção do Coronavírus”, afirma o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade dos Santos

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here