O número de ocorrências envolvendo salvamento aquático aumentou 33% no litoral do Rio Grande do Norte, em 2020, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (12). Ao todo, 173 pessoas foram resgatadas de afogamentos nas praias do estado.
De acordo com os dados divulgados pelo Grupamento de Busca e Salvamento da corporação, em 2019, foram registradas 130 ocorrências do tipo no estado. Em 2020, ainda houve 14.470 pessoas advertidas pelos guarda-vidas e 38.536 receberam orientações da corporação.
Somente a Praia do Amor, em Tibau do Sul, foi responsável por cerca de 28% das ocorrências de resgate no ano passado, com 50 ocorrências. Ela foi seguida da Praia do Meio, na Zona Leste de Natal; e Búzios, em Nísia Floresta, na região metropolitana.
Veja a lista de praia com mais ocorrências:
Diante do aumento de casos, o Corpo de Bombeiros também divulgou informações sobre a prevenção ao afogamento, principalmente no período de verão, quando as praias estão com mais pessoas. A corporação também orienta as pessoas, a acionarem os salva-vidas pelo número 193, caso presenciem um afogamento.