Para garantir o cumprimento das normas sanitárias, prefeituras têm feito forças-tarefa, contando com o auxílio de secretarias, guardas civis municipais e Polícia Militar.
As quatro cidades do litoral norte de São Paulo montaram esquemas reforçados de fiscalização, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários nas praias durante o final de semana, que será de calor intenso.
A previsão para este sábado (12) no litoral norte é de tempo aberto e temperaturas de até 30ºC segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). No domingo (13), às máximas são ainda maiores, podendo chegar a 35ºC nas quatro cidades.
No feriado de Independência o litoral foi o destino escolhido por muitos turistas e com o calor dos últimos dias, a expectativa é que o movimento continue grande nas praias.
Veja como está sendo feita a fiscalização em cada cidade:
Caraguatatuba
De acordo com a prefeitura, as fiscalizações neste final de semana continuarão no mesmo formato que vem sendo aplicado desde o início da pandemia, com as equipes formadas pelas secretarias de fazenda, urbanismo, mobilidade urbana e saúde nas ruas fiscalizando o cumprimento dos protocolos, como uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas e notificando estabelecimentos que descumprirem as normas.
Ilhabela
O arquipélago preparou duas operações especiais de fiscalização para este final de semana, ambas em parceria com a Polícia Militar. Será realizada a operação de Lei Seca na entrada da cidade, com testes de bafômetro e também haverá carros de som circulando, com mensagens para coibir aglomeração e festas clandestinas.
São Sebastião
Em São Sebastião a fiscalização nas praias será feita pela equipe da Guarda Civil Municipal, orientando sobre o uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas e barracas, além de fiscalizar se quiosques, bares e restaurantes estão cumprindo as normas sanitárias.
Ubatuba
De acordo com a prefeitura, aos finais de semana as equipes da vigilância sanitária estão orientando os turistas e moradores nas praias, pedindo que utilizem máscaras ao sair do mar e que fiquem a uma distância mínima de cerca de dois metros de outras pessoas e barracas.
A previsão é de receber menos turistas neste final de semana, já que não há feriado, mas as equipes continuarão fazendo a abordagem orientando a população e notificando estabelecimentos que desrespeitarem as regras sanitárias.