Os moradores de Santos, no litoral de São Paulo, devem ficar em alerta nos próximos dias com o avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical. Há previsão de ressaca intensa na quarta (8) e quinta-feira (9), com ondas elevadas que podem ultrapassar 3,5 metros na Baía de Santos. Há também possibilidade de alagamentos na região.
Segundo informado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, a maré ficará elevada na Baía de Santos, podendo ultrapassar 2,07 metros nesta quarta e 2,16 metros na quinta-feira, por volta das 15h, o que representa um aumento de 66 cm em relação a tábua de maré. Já no interior do estuário esse aumento será maior, com previsão de que o nível do mar ultrapasse 2,24 metros na quarta e 2,33 metros na quinta-feira.
Moradores de Santos devem ficar em estado de alerta, pois há possibilidade de alagamentos — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de alerta devido a previsão de maré acima de 2 metros e ondas acima de 3 metros
A previsão da Defesa Civil de Santos aponta possibilidade de chuva moderada em alguns períodos, com volume esperado entre 10 e 25 mm. Há risco de pancadas de chuva forte na quarta-feira e nebulosidade e chuva fraca na quinta-feira.
Ainda segundo a Defesa Civil de Santos, se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos nos próximos dias e de impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras.