Cidades de SC têm praias lotadas e festas com aglomerações, apesar de eventos de carnaval cancelados

0
80

Movimentação intensa nas praias, pessoas em festa e desrespeitos às normas estabelecidas para o combate à pandemia foram flagrados durante o final de semana e esta segunda-feira (15) em ao menos seis cidades de Santa Catarina. Por causa da Covid-19, muitas prefeituras cancelaram pontos facultativos e suspenderam eventos, mas com o registro de aglomerações, houve estabelecimentos multados e festas canceladas.

A Polícia Militar informou que durante o período de sexta-feira (12) até as 8h desta segunda-feira (15), realizou 2.493 fiscalizações em estabelecimentos comerciais. Em dessas ações, oito locais foram interditados e 14 foram notificados por descumprimento de medidas sanitárias. Duas prisões por desacato foram registradas em Imbituba, no Sul, e em São Bento do Sul, no Norte, durante essas fiscalização.

Dia de sol levou muitas pessoas a praia de Balneário Camboriú (SC) nesta segunda-feira (15) — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Dia de sol levou muitas pessoas a praia de Balneário Camboriú (SC) nesta segunda-feira (15) — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, pelo menos quatro festas clandestinas foram encerradas no domingo (14) após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal. Durante a manhã desta segunda-feira (15), turistas aproveitaram o dia de sol para ir à praia, muitos sem máscaras. Forças policiais de cidades da Grande Florianópolis interditaram cinco locais que promoviam celebrações que estavam em desacordo com as normas estaduais.

Pelas regras do estado, casas noturnas não podem abrir em regiões classificadas no mapa do governo como em risco gravíssimo para a doença, o que ocorre em cinco das seis cidades com flagrantes de irregularidades. Além disso, o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços públicos ou privados, com exceção dos domicílios, regras que não foram cumpridas, segundo as autoridades sanitárias.

 

Praia Central de Balneário Camboriú registrou intensa movimentação de pessoas durante a segunda-feira de carnaval (15) — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Praia Central de Balneário Camboriú registrou intensa movimentação de pessoas durante a segunda-feira de carnaval (15) — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Balneário Camboriú

 

O tempo ensolarado desta segunda-feira (15) levou muitas pessoas as praias do Litoral Norte. Segundo a prefeitura, desde o começo da semana passada houve aumento no efetivo de fiscais que atuam realizando a orientação dos turistas. Os profissionais indicam a população cuidados com o distanciamento na faixa de areia e sobre o uso correto das máscaras, de acordo com o órgão.

Aglomeração de pessoas é registrada no Centro de Balneário Camboriú

Aglomeração de pessoas é registrada no Centro de Balneário Camboriú

No domingo (14), pelo menos dez estabelecimentos e festas foram vistoriados pela equipe formada por Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Polícia Militar do município. Quatro festas clandestinas foram encerradas e seus organizadores multados.

Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) afirma que aumentou a efetivo de fiscais durante o período de carnaval para orientar os turistas sobre a pandemia  — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) afirma que aumentou a efetivo de fiscais durante o período de carnaval para orientar os turistas sobre a pandemia — Foto: Luiz Souza/NSC TV

Em uma pousada na Praia do Estaleiro, uma festa particular foi suspensa. No local havia aglomeração de pessoas e desrespeito às normas sanitárias. O proprietário foi multado em R$ 5.297. No bairro Nova Esperança outra festa clandestina foi identificada, o dono do local foi multado e notificado pela vigilância sanitária.

Pelo menos quatro festas foram encerradas pela fiscalização de Balneário Camboriú durante o domingo de carnaval — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Pelo menos quatro festas foram encerradas pela fiscalização de Balneário Camboriú durante o domingo de carnaval — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

No Centro da cidade um lounge foi fechado devido a aglomeração. O local foi interditado pela vigilância sanitária. No bairro da Barra Sul, uma casa noturna teve a festa encerrada.

Domingo de carnaval teve dez estabelecimentos e festas foram vistoriados pela equipe da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú  — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Domingo de carnaval teve dez estabelecimentos e festas foram vistoriados pela equipe da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú — Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Na madrugada de domingo (14), a guarda municipal dispersou uma aglomeração de pessoas que estava reunida na Avenida Atlântica, próximo ao calçadão da Avenida Central. Desde sexta-feira, o órgão afirmou ter atendido 120 ocorrências. Para atender a demanda, 60 agentes estão atuando durante as noites de carnaval para coibir o descumprimento das normas sanitárias na cidade.

Florianópolis

 

Na capital, a Vigilância Sanitária informou que três locais foram interditados no sábado (13) . Os espaços estavam promovendo festas. Outro local foi advertido por não cumprir normas. Todos serão investigados e as muitas podem chegar a até R$ 500 mil.

No Centro da cidade, a Polícia Militar dispersou cerca de 300 pessoas estavam na rua em frente a bares. Elas estavam aglomeradas e a maioria, sem máscara.

Aglomeração em frente a bares em rua do Centro de Florianópolis na noite de sábado — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Aglomeração em frente a bares em rua do Centro de Florianópolis na noite de sábado — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Palhoça

 

Uma casa noturna foi interditada em Palhoça. A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a Polícia Militar recebeu uma denúncia através do 190. O estabelecimento fica no bairro Bela Vista.

Casa noturna registra aglomeração em Palhoça

Casa noturna registra aglomeração em Palhoça

A fiscalização fez a dispersão dos participantes e o local foi interditado pela PM e pelos bombeiros. A secretaria firmou que a casa noturna não tinha autorização para funcionar. O G1 não conseguiu contato com o estabelecimento.

São José

 

Uma casa noturna foi interditada na noite de sábado em São José pela Vigilância Sanitária. Um vídeo publicado nas redes sociais mostrou a formação de filas na entrada do estabelecimento, do lado de fora, com aglomeração e desrespeito ao distanciamento social.

Em outras imagens feitas dentro do local, é possível ver as pessoas em pé próximas ao palco, com as luzes dos celulares acesas, enquanto o cantor se apresenta. Os participantes estavam aglomerados e sem máscara. A NSC não conseguiu contato com a casa noturna.

Garopaba

 

Na Praia da Ferrugem, centenas de pessoas se aglomeraram na ruas durante a madrugada deste domingo (14) . Não foi respeitado distanciamento social ou uso de máscara. A Polícia Militar precisou dispersar a população.

Praia da Ferrugem, em Garopaba, tem ruas lotadas durante o fim de semana

Praia da Ferrugem, em Garopaba, tem ruas lotadas durante o fim de semana

Imbituba

 

Na cidade do Sul do estado, a Polícia Civil fechou um estabelecimento por causa de aglomeração. A ação foi feita em conjunto com a prefeitura. O local fica na Praia do Rosa. Os participantes estavam aglomerados e sem máscara.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Carina Genovez Ferreira, a regra na cidade é de ocupação de até 50% da capacidade para bares e até 20% para baladas (sentados nas mesas). Estabelecimentos precisam fechar até 2h e caixas de som nas ruas estão sendo recolhidas pela PM.

Polícia Militar faz fiscalização na Praia do Rosa — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Polícia Militar faz fiscalização na Praia do Rosa — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Outros locais receberam multas e advertências. Segundo Carina, foram 10 notificações por dia.

“Ruas em época de carnaval não tem como dar conta. A gente escolheu pontos estratégicos, centrinho do Rosa [Praia do Rosa], em outros pontos não têm controle. Autuamos pros estabelecimentos tentarem controlar seus arredores, mas é difícil. Começamos a fiscalizar na sexta (12), média de 15 locais visitados por dia. Já passamos por 30 até a manhã de domingo”, informou a diretora.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui