Cidades do litoral da PB cumprem medidas para evitar aglomeração no Carnaval 2021

0
40

As cidades do litoral da Paraíba são tradicionais por suas festas de carnaval de rua. Os municípios de Lucena, Conde, Baía da Traição, por exemplo, costumam receber muitos turistas e também paraibanos para curtir as festas de rua. No entanto, em 2021, com o cancelamento do carnaval, algumas cidades adotaram medidas para evitar aglomeração, a exemplo de João Pessoa e Cabedelo.

Na capital, o ponto facultativo foi cancelado e o horário de bares e restaurantes segue o decreto estadual. A partir desta sexta-feira (12) até a quarta-feira (17), bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e praças de alimentação têm horário de funcionamento limitado, das 6h até as 23h.

Além disso, uma fiscalização vai acontecer na orla de João Pessoa para evitar aglomeração. O comércio será aberto e a recomendação é reforçar o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Cabedelo

 

Em Cabedelo, foi emitido um decreto cancelando o feriado do carnaval, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Além disso, também está proibido o uso de trios elétricos e os chamados “paredões” de som. A medida busca evitar a formação de aglomerações pela cidade durante o período festivo e a disseminação do novo coronavírus.

Nos dias 15, 16 e 17, o expediente nas secretarias e órgãos da administração pública será normal, observadas todas as regras estabelecidas nos decretos vigentes sobre o funcionamento da administração pública municipal.

Carnaval na praia de Jacumã, no município do Conde, em anos anteriores — Foto: Divulgação/Secomd

Carnaval na praia de Jacumã, no município do Conde, em anos anteriores — Foto: Divulgação/Secomd

Conde

 

A prefeitura do Conde, pensando no crescimento na procura de praias da região e um consequentemente aumento no número de veículo que chega na cidade, planejou um esquema de trânsito para facilitar o fluxo de veículos.

Confira como fica o trânsito em Jacumã durante o período de 12 a 16 de fevereiro e os respectivos horários:

  • O trecho principal da Avenida Ilza Ribeiro, a principal de Jacumã, terá sentido único do dia 12 a 16 de fevereiro, das 12h às 18 h, para quem vai sentido a João Pessoa e PB-008.
  • Nesse mesmo horário, quem vem da PB-008 de João Pessoa a Jacumã, pegará o desvio pela Rua Abílio dos Santos Ribeiro, depois a Rua João Alves dos Santos e por fim a Rua Etelvina do Nascimento Freire, que dá acesso ao trecho já liberado na avenida principal.
  • Haverá, ainda, um bloqueio da rua principal da Praça do Mar nesta sexta-feira (12) até as 23h e do sábado (13) até a terça-feira (16), o bloqueio será das 6h às 23h.

 

Lucena

 

Em Lucena, o ponto facultativo foi cancelado e o expediente administrativo na prefeitura será das 7h às 13h. O funcionamento dos bares e restaurantes só acontecerá até meia noite e não será permitido nenhum tipo de festa ou som automotivo.

Além disso, serão montadas barreiras sanitárias e distribuição de kits de álcool em gel. Haverá, ainda, um centro de testagem a partir desta sexta-feira (12) se prolongando até a terça-feira (16), das 8h às 17h.

Ainda em Lucena, duas equipes da Vigilância Sanitária estarão à disposição da população, sendo uma instalada na Praça de Alimentação e a outra fazendo rondas permanentes no município.

Baía da Traição

 

Em Baía da Traição, o ponto facultativo também foi suspenso. A partir desta sexta-feira (12) e até a próxima quarta-feira (17) o município decretou a proibição de acesso à cidade e do uso de “paredões” em veículos com som que ultrapasse o interior do carro. Também está proibida a chegada de veículos de turismo para evitar aglomeração.

A barreira sanitária funcionará todos os dias na cidade, com o auxílio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária, com a aferição de temperatura.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui