Cidades do litoral de SP abordam mais de 3,5 mil pessoas em praias fechadas durante o fim de semana

0
357

No primeiro fim de semana oficial da fase emergencial do Plano São Paulo, em que praias e parques ficam fechados, mais de 3,4 mil pessoas foram abordadas na faixa de areia dos municípios da Baixada Santista. Segundo apurado pelo G1, entre sábado (20) e domingo (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) das cidades realizou fiscalizações que resultaram em pelo menos 3.536 abordagens.

O fechamento de praias foi determinado após o alto número de contaminações pela Covid-19. Praia Grande foi a cidade que mais realizou abordagens na faixa de areia, orientando 1.506 pessoas ao todo. De acordo com a prefeitura, nos dois dias, apenas uma pessoa precisou ser detida e encaminhada à delegacia por desobediência.

A Guarda Civil Municipal de São Vicente realizou mais de 1.400 abordagens por descumprimento às regras de acesso e permanência nas praias neste fim de semana. A prefeitura ainda informou que oito multas foram aplicadas pela ausência da máscara. A administração municipal reitera que as pessoas também podem colaborar, denunciando à GCM pelo telefone 153.

Prefeitura de São Vicente, SP, bloqueou a entrada das praias para impedir o acesso de moradores e turistas — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Prefeitura de São Vicente, SP, bloqueou a entrada das praias para impedir o acesso de moradores e turistas — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Santos somou 170 abordagens a pessoas que estavam na faixa de areia e calçadão. Além de orientar pessoas que descumpriram a regra, aplicou 22 multas em pessoas que não utilizavam as máscaras. A Prefeitura de Bertioga também abordou banhistas por desrespeito à determinação de não entrar nas praias, 250 ao todo nos dois dias.

Guarujá informou que não contabilizou o total de pessoas abordadas nas praias. Apesar de não ter um número preciso, a fiscalização aconteceu em diversas praias do município. Houve orientação por som abusivo e duas ocorrências na Praia de Pernambuco, referente a veículos na faixa de areia que ficaram atolados devido à alta da maré.

A fiscalização também realizou ação de ordenamento nas praias de Pitangueiras, Enseada, Perequê e Pernambuco, com a retirada de banhistas aglomerados na faixa de areia. Na Praia do Perequê, a GCM interrompeu uma festa com cerca de 300 pessoas.

Guardas fizeram fiscalização na Praia do Perequê, em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Guardas fizeram fiscalização na Praia do Perequê, em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Em Itanhaém, a Secretaria de Trânsito e Segurança, por meio da Guarda Civil Municipal, trabalhou com cinco equipes ao longo dos mais de 25 quilômetros de praias no município, orientando sobre a não permanência na faixa de areia. A prefeitura informou que não foi contabilizado o número de orientações. Peruíbe teve 60 abordagens, com duas resistências. Apesar disso, as pessoas foram embora por conta própria, sem necessidade de serem encaminhadas para algum distrito policial.

 

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here