O domingo (1°) de sol teve praias cheias em Florianópolis, apesar de restrições devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo regras do decreto municipal renovado na sexta-feira (30), os banhistas não podem permanecer e tomar banho de sol na areia, mas ainda assim houve pontos de aglomeração de pessoas nos bairros Ingleses, Canasvieiras e Jurerê.
Apesar da supervisão da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária, que reforçaram as ações principalmente no Norte da Ilha, muitas pessoas ignoraram a determinação das autoridades e ocuparam as faixas de areia.
Apesar do decreto, banhistas foram flagrados na praia de Jurerê — Foto: Thomas Braga/ NSC TV
Movimento na tarde de domingo na praia de Canasvieiras — Foto: Thomas Braga/ NSC TV
Movimento na praia dos Ingleses — Foto: Thomas Braga/ NSC TV
Ao menos três estabelecimentos foram multados pela prefeitura na sexta. Os agentes encontraram irregularidades como falta de distanciamento entre mesas, uso incorreto das máscaras e aglomeração. Quem for flagrado descumprindo as medidas poderá ser multado em até R$ 1.250, em caso de resistência.
Até a tarde deste domingo, não havia balanço das ações realizadas durante o feriadão de Finados. Os agentes estão divididos nos cemitérios e nas praias, orientando as pessoas a usarem máscara. O G1 também procurou a Polícia Militar, que informou que irá divulgar o levantamento das ocorrências na terça-feira (3).
Desde o início da pandemia a cidade registrou mais de 20 mil casos de Covid-19. O número de mortes chegou a 164 na noite de sábado (31), segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Florianópolis está em uma das oito regiões com risco grave para transmissão do coronavírus no estado. A média diária de casos na Capital superou os números de julho e agosto e a Vigilância de Saúde do Estado fala em segundo pico da doença.