É possível praticar atividades físicas individuais, como surf e stand up paddle. Nos finais de semana, todos os esportes coletivos em praias e lagoas seguem proibidos para evitar aglomerações.
Com sol e calor, as praias da Zona Sul do Rio ficaram cheias neste sábado (25). Apesar de ter novas regras, a população desrespeitou a orientação de não ficar na faixa de areia e havia alguns pontos de aglomeração.
O banho de sol e o uso de cadeiras e barracas nas areias seguem proibidos, mas é possível praticar atividades físicas individuais durante o fim de semana, como stand up paddle e surf.
A Polícia Militar fez fiscalizações na orla e tentou conscientizar os banhistas com avisos sobre uso de máscara e o impedimento de permanecer na areia.
Por volta das 12h, pequenos grupos de banhistas se juntavam na Praia do Leblon, na Zona Sul. As caminhadas e os exercícios funcionais na areia devem ser feitos com o uso de máscara e individualmente.
Já a prática de esportes coletivos, como vôlei e futevôlei, em praias e lagoas passou a ser permitida, mas apenas em dias de semana, de segunda a sexta. O objetivo da medida é evitar aglomerações.
Os banhistas que desrespeitarem a regra de não permanecer nas praias podem ser multados em R$ 107 por crime de desobediência, segundo a prefeitura.
Inea
Aqueles que optarem pela prática de exercícios no mar podem acompanhar as condições de balneabilidade divulgadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O último boletim foi publicado nesta sexta-feira (24). Confira abaixo as informações.
Praias recomendadas no Rio:
- Prainha
- Pontal de Sernambetiba (em frente ao canal de Sernambetiba)
- Recreio (canto esquerdo da Reserva Biológica Marapendi)
- São Conrado (canto esquerdo da praia, próximo ao costão rochoso)
- Ipanema (em frente à Rua Paul Redefern)
- Copacabana (em frente à Rua Francisco Otaviano)
- Leme (em frente à Rua Aurelino Leal)
Praias não recomendadas no Rio:
- Barra da Tijuca (no trecho em frente ao 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros)
- Leblon (em frente à Rua Rita Ludolf)
- Botafogo (em frente à Rua Marquês de Olinda)
- Flamengo (foz do Rio Carioca)