Comitê de Gestão de Crise libera praias e balneários de Santarém e shows no sistema drive-in

0
89

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (21), no Centro de Informações Ambientais (Ciam), o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Santarém, oeste do Pará, decidiu pela liberação das praias e balneários, a partir do dia 25 de julho. O comitê também liberou shows no sistema drive-in. O uso de máscaras será obrigatório só para trabalhadores.

Durante a reunião, o coordenador da Vigilância Sanitária, Walter Matos defendeu que nas praias e balneários, o uso das máscaras deveria ser obrigatório também para os frequentadores, mas a maioria dos membros do comitê entendeu que o EPI atrapalharia o banho e teria que ser retirado a cada vez que os banhistas precisassem comer ou beber. Nas catraias, no entanto, será obrigatório o uso de máscara pelos banhistas.

Pela proposta apresentada na reunião, os frequentadores só poderão permanecer nas praias e balneários de 08h às 18h. O decreto com as decisões tomadas na reunião de hoje e as regras a serem seguidas só deve ser publicado pelo prefeito Nélio Aguiar nesta quarta-feira (22).

Em Alter do Chão, onde a travessia de banhistas para a Ilha do Amor é feita em catraias (canoas a remo), a lotação máxima permitida será de três pessoas, seguindo regras como a higienização de coletes. E não será permitido o uso de caiaques e banana boat.

“A gente está autorizando o retorno do uso das praias, mas proibindo excursões para não ter aquelas organizações de dois, três ônibus lotados de pessoas. Limitamos também o acesso de crianças e pessoas do grupo de risco. Também será necessário, a exemplo dos restaurantes, manter distância entre as mesas, reduzindo bastante o público nas barracas e limitando também a quantidade de pessoas nas catraias e lanchas que fazem passeios”, informou o prefeito Nélio Aguiar.

Várias reuniões foram realizadas com responsáveis por barracas em Alter do Chão, Ponta de Pedras e Maracanã, e ficou acordado um limite de mesas para manter o distanciamento social. Para Alter do Chão foi estabelecido o número de 10 mesas, Maracanã 8 mesas e Ponta de Pedras 6 mesas por barracas.

“Conversamos com os barraqueiros para que eles nos ajudem nesse controle sanitário para evitar a aglomeração. E nós esperamos contar com o bom senso das pessoas para que não levem crianças, idosos e demais pessoas dos grupos de risco para as praias nesse momento. As praias estarão abertas a partir do dia 25, mas nós não estamos dizendo pra ninguém ir pra praia. As pessoas devem preservar sua saúde e sua qualidade de vida”, explicou Walter Matos.

Eventos

No caso dos shows, poderão ser realizados em espaços onde seja possível a permanência do público dentro dos seus veículos. Em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, os shows e cinemas no sistema drive-in têm sido a grande aposta do entretenimento fora de casa, garantindo o distanciamento social para conter o avanço da Covid-19.

O comitê também avaliou o pedido feito pela Arquidiocese de Santarém para liberação do evento de lançamento do Cartaz do Círio de Nossa da Conceição com participação de 500 pessoas. O evento foi liberado, mas com limitação de público de apenas 200 pessoas, em local aberto.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui