De acordo com a prefeitura do município, decisão foi tomada levando em conta a queda no número de casos na cidade. Na segunda-feira (5), Matinhos também liberou as faixas de areia. Em Pontal do Paraná, praias estão fechadas.
A Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, liberou, nesta quinta-feira (8), as praias e o calçadão da cidade para circulação de pessoas.
Os espaços estavam fechados como medida de contenção da transmissão do coronavírus no município.
O novo decreto mantém o toque de recolher estadual das 5h às 20h.
O decreto também confirma o fim das barreiras sanitárias de acesso ao litoral que tinham sido adotadas pelos sete municípios da região ao longo de março.
Segundo a prefeitura, permanecem interditados o Complexo Esportivo, ginásios de esportes, estádio, campos, pistas de skate, playgrounds, áreas sociais e de lazer de condomínios e prédios.
Queda nos diagnósticos
De acordo com a prefeitura, o novo decreto liberou as praias e o calçadão por causa da evolução dos dados epidemiológico na cidade.
Março foi o pior momento da pandemia do coronavírus na cidade, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Para tentar frear o avanço da transmissão, a cidade adotou medidas rígidas de restrição de circulação. Por uma semana, Guaratuba proibiu a circulação de pessoas em qualquer horário e só manteve farmácias e serviços hospitalares funcionando.
Após a adoção das medidas, os dados apontam queda no número de diagnósticos no município.
Em março, a média semanal de casos variou de 150 a 268 diagnósticos. Na primeira semana de abril, no entanto, foram 66 casos confirmados.
Matinhos e Pontal do Paraná
Matinhos, também no litoral do Paraná, liberou a circulação de pessoas pela orla na segunda-feira (5) para prática de atividades físicas individuais.
O decreto municipal, no entanto, proíbe que as pessoas entrem na água.