Crivella diz que vai consultar população para avaliar uso de ‘cercadinho’ em praias do Rio

0
324

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (12) que vai consultar a população sobre a ideia de reabertura das praias com um “cercadinho” onde os banhistas possam ficar na areia.

“Tudo isso ainda está em estudo até porque precisamos consultar a população também para saber se eles aprovam. Senão a gente faz um planejamento e depois dá tudo errado. A gente, quando governa, tem utopias, tem sonhos que esbarram com a realidade. A realidade é que a praia está sendo ocupada em uma situação adversa: as pessoas estão fazendo aglomerações e sem uso da máscara”.

Crivella disse se inspirar em países que, ao controlar a pandemia, reabriram as praias com métodos semelhantes.

“Nós estamos conversando, pensando, sem pressa, verificando o que é melhor para as pessoas. O ideal seria que a gente pudesse ter praia sem aglomeração, né? Isso só é possível se fizermos como outros países fizeram também, demarcando. Quem chegar primeiro tem o seu espaço, mas tem pessoas que precisam de um aplicativo, que são idosos, portadores de deficiência, essas poderiam fazer uma reserva com um aplicativo”.

Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, ficou lotada na semana passada — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, ficou lotada na semana passada — Foto: Marcos Serra Lima/G1

A ideia do cercadinho

Na segunda, a Prefeitura informou que a demarcação nas areias começaria com um projeto piloto em Copacabana.

O superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, disse que seriam instalados “quadrantes” nas praias, com fitas de marcação.

Serão, de acordo com o superintendente, conjuntos de quadrados que poderão ser ocupados pela população. Graça acrescentou que o município não espera ter custos com a fabricação ou colocação das fitas. Isso porque a prefeitura quer que empresas parceiras arquem com esses valores. A princípio, os quadrantes serão colocados pela manhã e retirados no final do dia.

Praia de Ipanema, no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Praia de Ipanema, no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Praias cheias

Na semana passada, as praias do Rio ficaram cheias. Na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e em São Conrado, Leblon, Ipanema e Arpoador, na Zona Sul, grupos se aglomeraram na areia.

G1 percorreu algumas praias e flagrou cadeiras e barracas montadas na areia, além de pessoas jogando altinha. Na fase 5 de flexibilização das medidas contra o novo coronavírus, a cidade permitiu o banho de mar, mas a permanência de banhistas na areia, uso de caixas térmicas e a prática de altinha permanecem proibidas.

 

site do café

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here