Apesar de ter iniciado a reabertura de vários setores da economia no estado, o governo de Pernambuco mantém a proibição do acesso a praias e parques localizados em todo o território estadual. A proibição do acesso às praias e seus calçadões e aos parques foi decretada inicialmente no dia 3 de abril. Uma nova decisão sobre o assunto – de prorrogação do fechamento ou reabertura – deve ser anunciada nesta quarta-feira (17).
Com o avanço da pandemia da Covid-19, o governo do estado prorrogou os prazos de fechamento. A iniciativa reforça, no âmbito estadual, as medidas de isolamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus. De acordo com o decreto em vigência, permanece vedado ao público o acesso às praias e aos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio em Pernambuco, bem como aos parques públicos localizados no estado para a prática de qualquer atividade. Estão incluídas na restrição as atividades de caminhada e de corrida nas ciclofaixas adjacentes ao calçadão.
Na capital pernambucana, 11 espaços são considerados parques e estão fechados. São eles: Parque 13 de Maio, da Jaqueira, Santana, Arnaldo Assunção, Robert Kennedy, Apipucos, Caiara, Arraia do Forte Novo do Bom Jesus, Dona Lindu, Macaxeira e Sítio Trindade. Além disso, no Recife, é proibido o acesso a calçadões, como o da orla de Boa Viagem e o da Beira Rio.