Decreto proíbe acesso a praias de Alcobaça, na BA, como medida de prevenção ao novo coronavírus

0
766

As praias de Alcobaça, cidade do extremo-sul da Bahia, não podem ser frequentadas até a próxima segunda-feira (6), devido à pandemia do novo coronavírus. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), que registra também declaração de situação de emergência em saúde pública. Além disso, uma barreira sanitária foi instalada na entrada da cidade, como forma de prevenção.

O decreto, publicado em 23 de março, vale por 15 dias. Até esta quarta-feira (1º), a cidade não tinha casos registrados da Covid-19.

A medida vale tanto para os banhistas quanto para quem deseja realizar atividades físicas nas praias. Já as barreiras sanitárias funcionam com forma de controle, para saber quem entra e sai da cidade, além de monitorar as condições físicas das pessoas examinadas.

Praia de Alcobaça, na Bahia, fica vazia após decreto da prefeitura — Foto: TV Bahia

Praia de Alcobaça, na Bahia, fica vazia após decreto da prefeitura — Foto: TV Bahia

O secretário municipal de saúde de Alcobaça, Dalmo Vilas Boas, explica que as ações são um modo de evitar sobrecarga ao sistema da cidade, que não tem estrutura para suportar vários casos da doença.

“Nós não temos recurso para isso, se houver um surto generalizado. Só temos dois leitos de isolamento e um aparelho respiratório. Diante dessa situação, montamos essa estrutura de prevenção, orientando a população sobre o que deve ser feito”, disse.

Um comerciante da cidade afirma que as pessoas estão respeitando as regras.

“A cidade está tensa. Está todo mundo preocupado e atencioso com esse caso. Graças a Deus, não temos nenhum caso na cidade. Está todo mundo vigilante, procurando ficar maior tempo possível em casa. Sei que não tem como ficar só em casa. Temos que sair para uma padaria ou para um açougue. Mas a cidade, pelo que estou observando, o pessoal está muito atencioso e obediente ao decreto da prefeitura”, contou.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no final da tarde de terça-feira (31), mais de 210 pessoas estão contaminadas pelo novo coronavírus no estado. Além disso, duas mortes já foram registradas por causa da doença. O primeiro registro foi no domingo (29).

Outras medidas adotadas pela gestão do município

Além da suspensão do uso das praias e da implantação das barreiras sanitárias, a prefeitura suspendeu alguns serviços até a segunda-feira (6). Veja abaixo:

  • comércio em geral;
  • casas noturnas e similares;
  • academias de ginástica;
  • centros de atividades esportivas;
  • salão de beleza;
  • barbeiros;
  • parques;
  • restaurantes (apenas autorizado delivery).

A relação completa das suspensões pode ser vista no Diário Oficial do Município (DOM).

site do café

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here