Dicas de lugares para viajar no Carnaval

0
114

Passadas a celebrações de fim de ano, o modo diversão do brasileiro se volta para a maior festa do país. Seja para cair na folia, seja para ficar no sossego, é fato que o Brasil para nesse feriadão. Por isso, listamos destinos nacionais e internacionais para viajar no Carnaval, tanto para festejar quanto para fugir do agito.

Abaixo, você pode ir direto à lista de destinos com o perfil que deseja:

Quando será o Carnaval 2020?

As datas do Carnaval 2020 vão de 21 a 26 de fevereiro, sendo este último dia a quarta-feira de cinzas.

Como o final de semana e mais 2 dias e meio são garantia de folga para muita gente, é possível viajar no Carnaval por, ao menos, 4 dias.

Lugares para viajar no Carnaval e curtir a folia

Se você é do tipo que curte animação, Carnaval no Brasil é pedida certeira. Até porque não faltam opções para vivenciar a experiência desse feriado regado a purpurina.

Rio de Janeiro (RJ)

Escolas de samba carnaval do Rio de Janeiro

Escolas de samba: destaque no Carnaval do Rio

O mais famoso e procurado do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro apresenta glamourosos desfiles de escolas de samba. Toda essa pompa é fruto do trabalho de milhares de artistas, iniciado pelo menos 10 meses antes da grande festa. Por 2 dias, o público – formado por turistas, moradores e celebridades – assiste ao show na Sapucaí.

No Carnaval 2020, as principais escolas de samba, incluindo a Mangueira, última campeã, desfilarão na sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de fevereiro, respectivamente.

Além dos desfiles, o Carnaval do Rio tem os tradicionais blocos de rua. Entre eles, Cordão da Bola Preta, Suvaco de Cristo, Bafo da Onça e Cacique de Ramos. Há também o Bloco da Lama, tradicional na cidade de Paraty, onde os foliões brincam lambuzados de lama.

Crédito da imagem: Desfile Portela 2014 por Fernando Frazão/Agência Brasil, licenciado sob Creative Commons 3.0.

São Paulo (SP)

Carnaval de São Paulo escolas de samba

Carnaval de SP também tem desfiles

Por sua vez, os paulistas também realizam grandes desfiles de escolas de samba. São nas arquibancadas do sambódromo do Anhembi que o coração do público vai a mil!

No Carnaval de SP 2020, as principais escolas de samba desfilarão na sexta-feira, sábado e domingo, 21 a 23 de março, inclusive a atual campeã Mancha Verde.

Já na rua, bailes de Carnaval e quase 600 blocos rua animam os foliões cidade afora.

Crédito da imagem: Gaviões da Fiel por Sergio Savarese, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Pernambuco (Recife e Olinda)

Carnaval Recife e Olinda

Bonecos de Olinda chamam a atenção

Tradição nacional, a folia nas cidades pernambucanas tem como marca o frevo, com movimentos acrobáticos e sombrinhas coloridas. E como são próximas, ao viajar no Carnaval, você pode curtir tanto Recife quanto Olinda!

Os principais blocos de Recife, capital pernambucana, são o Galo da Madrugada e Sábado do Zé Pereira, pois arrastam multidões.

Já em Olinda, destaque para os clássicos bonecos gigantes representando personalidades nacionais e internacionais, que se misturam à população. O bloco mais antigo dos bonecões é o “Homem da Meia Noite”. Isso porque sai às ruas desde 1932, dando inicio à folia na meia-noite de sábado.

Crédito da imagem: Bonecos de Olinda por Prefeitura de Olinda, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Salvador (BA)

Olodum carnaval Salvador

Olodum no Carnaval de Salvador

Quem não conhece alguém que, ao viajar no Carnaval, escolheu a capital baiana? A principal alegria do Carnaval de Salvador é acompanhar os trios elétricos que levam a festa no ritmo do axé. Não importa se é na rua ou de camarote, desde que sinta a energia vibrante do local.

Idealizados em 1950, os trios embalam foliões ao som de artistas consagrados do axé music. Alguns nomes conhecidos: Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana, Cláudia Leitte, Banda Eva, Harmonia do Samba e tantos outros.

Além dos trios, o Carnaval de Salvador promove blocos afros e afoxés. Um exemplo é o Olodum, que resgata a beleza da herança africana, por meio dos tambores, adereços e cantorias típicas.

Na festa baiana, não só os adultos se divertem, mas também os pequenos foliões! Blocos infantis se espalham pela cidade, inclusive pelos circuitos tradicionais do Carnaval, comandados por artistas como Carla Perez, Lorena Improta e outros.

Crédito da imagem: Saída do Olodum por Roberto Viana/AGECOM, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Belo Horizonte (MG)

Carnaval de Belo Horizonte, bloco Então Brilha

Bloco Então Brilha! lota as ruas em BH

Provavelmente, você nunca tinha pensado em viajar no Carnaval para Belo Horizonte. Isso porque BH ficou anos à sombra dos famosos carnavais do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto e Diamantina. Mas agora não só reacendeu a chama da folia, como também se sagrou uma das melhores do Brasil.

Milhões de foliões curtem os centenas de blocos no Carnaval de Belo Horizonte. E a folia começa cedo! O bloco Então Brilha!, por exemplo, lota a rua Guaicurus (famosa pela personagem Hilda Furacão) antes das 7h da manhã.

Crédito da imagem: Bloco Então Brilha + Bloco da Praia por Mídia NINJA, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Lugares para fugir do Carnaval

É fato que nem todo mundo gosta de folia, mas isso não é problema. Até porque existem diversos lugares para fugir do Carnaval. Há opções com sombra e água fresca, aventuras em paisagens naturais e até um vinho a dois.

Bonito (MS)

Gruta lago azul Bonito Mato Grosso do Sul

Gruta do Lago Azul, próximo a Bonito

Considerada a capital brasileira do ecoturismo, Bonito é a cidade mais famosa do Parque Nacional da Serra da Boquena. E, cá para nós, o município realmente faz jus ao nome que recebe.

As paisagens naturais da cidade e entorno são ótimo refúgio da folia, mas não significa que você só vai ficar parado olhando. Afinal, Bonito reserva aventuras em cachoeiras, cavernas, rios e trilhas.

Crédito da imagem: Gruta do Lago Azul por Ademir Alves, no Unplash.

Chapada Diamantina (BA)

Cachoeira na Chapada Diamantina

Cachoeira na Chapada Diamantina

Apesar de amada pela agitação carnavalesca, a Bahia também acolhe quem não é de barulho. Por exemplo, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um excelente refúgio no território baiano.

Com uma paisagem natural de cair o queixo e encantar os olhos, em Chapada sobram atividades radicais. Sendo assim, escolha entre canoagem, bungee jumping e escaladas (ou todas elas!). É também o cenário ideal para se encantar em trilhas que levam a cachoeiras incríveis, como a do Fumaça.

Crédito da imagem: Parque Nacional da Chapada da Diamantina por Daniel Fucs, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Canela (RS)

Vista incrível para a cascata Caracol

Vista incrível para a cascata Caracol

Vizinha da famosa Gramado, Canela é capaz de transformar essa época na mais romântica ou familiar do ano. Portanto, uma opção para viajar no Carnaval.

Tomada pela clima tranquilo da Serra Gaúcha, famosa pelos vinhos, Canela proporciona diversas atividades para dois ou em família. Coloque na lista museus e parques temáticos, como Vale dos Dinossauros e Alpen Park. Dependendo do seu roteiro, considere o Gramado Pass, que dá acesso a diversas atrações em Canela e Gramado.

Os programas ligados à natureza incluem trilhas que levam a cachoeiras e cânions, incluindo alternativas no Vale do Quilombo e Parque do Caracol.

#DicaPI: conheça os 2 meios de chegar a Gramado e Canela e escolha o seu!

São Miguel dos Milagres (AL)

Praia deserta São Miguel dos Milagres Alagoas

Praia deserta em São Miguel dos Milagres

É praia em Alagoas, mas é pura paz, acredita? Por mais que pareça impossível fugir do Carnaval em pleno Nordeste, São Miguel dos Milagres dá conta do recado.

A vantagem é que você aproveitará mar e sossego ao mesmo tempo, isso porque as praias são quase desertas. De fato, o que diferencia essa cidade das demais é que ela preservou boa parte das características originais, ou seja, a infraestrutura é bem simples. Esse clima de interior e costa é o que encanta.

Quem viajar no Carnaval para São Miguel dos Milagres (AL) pode mergulhar na praia, nadar em piscinas naturais, fazer trilhas, etc. São várias as atividades de ecoturismo!

Crédito da imagem: São Miguel dos Milagres por Beto Quissak, licenciado sob Creative Commons 4.0.

Serra da Canastra (MG)

Parque nacional Serra da Canastra MG

“Mar verde” no Parque Serra da Canastra

Nem só de Carnaval de rua vive o interior de Minas. Afinal, ao redor de algumas cidadezinhas, está o Parque Nacional da Serra da Canastra, um verdadeiro paraíso de áreas verdes.

Com pousadas acolhedoras e intimistas, o parque reúne cachoeiras, trilhas e até um safari fotográfico. Assim, você conhece (e registra) de perto a riqueza da fauna local, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Crédito da imagem: Serra da Canastra por Jairo Abud, licenciado sob Creative Commons 2.0.

Então vamos viajar no Carnaval?

Destinos nacionais  para viajar no Carnaval não faltam. site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui