Mar avançou e cobriu uma extensa faixa de areia em São Vicente.
Imagens aéreas obtidas pelo G1 nesta sexta-feira (3) mostram o mar cobrindo quase toda a faixa de areia da praia de São Vicente, no litoral paulista, enquanto a região era atingida pelos ventos oriundos do ‘ciclone bomba’ que passou pela costa brasileira. Muitas praias das cidades da Baixada Santista ficaram inacessíveis com a forte ressaca que atinge a região. A água chegou a invadir ruas próximas às orlas.
A força da maré foi uma das consequências do ‘ciclone bomba’. O fenômeno meteorológico trouxe transtornos para as cidades litorâneas nos últimos dias, causando quedas de árvores, atingindo carros e afundando embarcações.
O impacto foi tanto que, devido à força das ondas, o Porto de Santos chegou a fechar nesta quarta-feira (2), das 9h25 às 18h, segundo informações da Santos Port Authority (SPA).
Praias foram cobertas pelo mar em São Vicente, SP — Foto: Reprodução/Cavadrone
As imagens de drone registradas nesta quarta na região do bairro Itararé mostram que a praia “desapareceu” devido à força do mar, que avançou em toda a extensa faixa de areia de São Vicente. Apesar da maré agitada ao longo desta semana, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras.
Segundo divulgado pelo Instituto Climatempo, a Baixada Santista ainda deve ter rajadas de vento moderadas a fortes devido ao deslocamento do ‘ciclone bomba’ pelo oceano.
As condições climáticas na região pioram por conta da passagem de uma frente fria, que promete derrubar as temperaturas. Nesta sexta-feira, os termômetros podem registrar 14ºC.
O G1 entrou em contato com a Defesa Civil da cidade, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Drone mostra que praia ‘desapareceu’ com força da maré — Foto: Reprodução/Cavadrone