
Considerada uma das praias mais famosas do Brasil, Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, sofre com a poluição. Nesta segunda-feira (15), um vídeo flagrou o momento em que o esgoto correu a céu aberto em direção ao mar.
O despejo de uma água escura e com mau cheiro chamou a atenção de visitantes e moradores. O flagrante foi registrado por volta das 11h.
Os vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostraram a água correndo pela areia, com bastante força. Ela saía de uma espécie de vala aberta na praia.
Esgoto invade areia da praia de Porto de Galinhas
A água suja atingiu um local em que estavam comerciantes e clientes, que tiveram que sair da região por causa do problema.
Por meio de nota divulgada na noite desta segunda, a prefeitura de Ipojuca confirmou que se tratava de esgoto.
Esgoto correu a céu aberto na areia da praia em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp
A administração municipal também disse que o vazamento ocorreu por causa das chuvas registradas em seis horas, nesta segunda.
A gestão municipal disse, ainda, que foi registrado um índice pluviométrico de 74,9 milímetros, nesse intervalo de tempo. Além disso, afirmou a prefeitura, “não há saneamento básico na praia de Porto de Galinhas”.
Segundo a administração, o processo de implantação da rede de esgotamento sanitário virou motivo de uma disputa judicial, desde a gestão anterior.
O município informou que a água da chuva provocou um “extravasamento das manilhas de escoamento pluvial”.
“A Secretaria de Infraestrutura realizou a desobstrução do lixo lançado nas ruas que entopem as galerias e a drenagem das canaletas para evitar novos rompimentos, caso a chuva no município permaneça”, disse.
A Prefeitura do Ipojuca informou, ainda, que conseguiu junto ao governo federal, através do Ministério das Cidades, recursos para realizar a obra em 2017, e que tem cobrado a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) solução para o problema de esgoto em Porto de Galinhas.
“A seleção para realização do esgotamento sanitário foi ganha pela Compesa. Coube a prefeitura, desde então, a cobrança para execução da obra”, afirmou a prefeitura no texto.