Florianópolis agrada a todos os públicos. Cercada por mais de 40 praias, a cidade oferece diversão tanto para quem curte natureza e quanto para quem gosta da vida urbana. E não tem hora para a diversão: a programação turística inicia de dia e segue até o final da noite. A gastronomia e os eventos são os principais destaques. Quer conhecer mais? Então continue a leitura e descubra quais os melhores lugares para conhecer em Florianópolis!
Turismo em Florianópolis
A capital catarinense é muito procurada pelo turismo de lazer devido às belezas naturais e à vida noturna agitada. Mas também é um polo de negócios e atrai vários eventos corporativos. Não é à toa que Florianópolis recebe turistas nacionais e internacionais durante todo o ano. Então não importa a estação ou o motivo pelo qual você vai a Florianópolis, esse é um destino que deve estar na sua lista das próximas viagens.
Praias de Florianópolis
Se você gosta de tomar banho de mar e curtir o sol durante o verão, esse é o lugar perfeito para você passar as férias ou uma temporada curta. O litoral é tão diversificado que vai ser difícil escolher o roteiro. Tem opções para todos os gostos: praias grandes, discretas para a prática de esportes como o surfe, para brincar com crianças, para baladas e para admirar.
Oficialmente, afirma-se que existem 42 praias, mas os nativos defendem que o número é ainda maior: mais de 100 praias. Para você entender melhor, vamos conhecer a geografia. A região divide-se da seguinte forma:
- baía sul;
- baía norte;
- norte da ilha;
- leste da ilha;
- sul da ilha.
Essa diversidade torna a cidade um lugar especial. Por isso, é carinhosamente chamada de “Floripa” e de “Ilha da Magia”. E para descobrir o motivo da magia dessa ilha, confira as características do seu litoral.
Litoral Norte
Quem gosta de balada e vida noturna agitada deve permanecer por mais tempo no litoral norte. A região atrai muitos jovens devido às festas de música eletrônica. Devido à estrutura e às atrações que comandam as festas, esses eventos são conhecidos internacionalmente.
Conheça as praias da região norte:
- praia do Santinho (ou das Aranhas);
- praia dos Ingleses;
- praia da Lagoinha;
- praia Brava;
- praia da Ponta das Canas;
- praia da Cachoeira do Bom Jesus;
- praia das Canasvieiras;
- praia Ilha do francês;
- praia do Canajurê;
- praia de Jurerê e Jurerê Internacional;
- praia do Forte;
- praia da Daniela;
- praia do Pontal.
A região norte é formada por cinco distritos: Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses do Rio Vermelho e Ratones. Ela tem uma ótima infraestrutura em prestação de serviços e atrações turísticas. Além da programação para baladas, o lugar também é recomendado para quem gosta de história.
As comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé são bairros tradicionais, de colonização açoriana. É um bom passeio para desfrutar do ar bucólico da cidade. Santo Antônio, por exemplo, é um dos distritos mais antigos de Florianópolis. Ele preserva as edificações antigas e a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina. Para complementar o passeio, almoce em um dos restaurantes com vista para o mar.
E que tal conhecer as fortalezas construídas por portugueses? Elas foram criadas no século XVIII e estão localizadas na Praia do Forte e nas ilhas de Ratones e Anhatomirim. Todo o mistério dessas construções pode ser desvendado em um passeio de escuna pelas praias.
Caso você visite o litoral norte de carro, aproveite para conhecer o máximo de praias que conseguir em paradas curtas. Mas se deseja curtir o sol e o mar, reserve pelo menos três dias para conhecer as praias do seu roteiro. A recomendação é válida, principalmente, para a praia de Jurerê e Jurerê Internacional.
Litoral Leste
A Região Leste de Floripa é uma das mais bonitas da cidade e com melhores condições para a prática de esportes radicais. A praia do Mole, por exemplo, é o point dos surfistas devido às boas ondas. É o paraíso para os amantes de aventura e adrenalina, pois tem várias opções:
- surf;
- kitesurf;
- stand-up;
- vela;
- pesca;
- caiaque;
- mergulho;
- cavalgada;
- voo livre;
- rapel;
- tirolesa;
- slackline;
- skate.
Caso você queira praticar uma dessas atividades, fique atento às bandeiras vermelhas, pois elas indicam trechos que não são recomendados para a prática de esportes náuticos. Observe a sinalização, evite acidentes e garanta a sua segurança.
Além de praticar essas atividades, você terá um excelente cenário ao seu redor. As praias, dunas e montanhas compõem belas paisagens, ideais para fotos. Os bairros Lagoa da Conceição, São João do Rio Vermelho e Barra da Lagoa reúnem vários atrativos diurnos e noturnos. E não esqueça de fazer uma visita ao cartão-postal da cidade: a Lagoa da Conceição, pois o pôr do sol de lá é inesquecível!
Mas você também pode aproveitar para conhecer as praias:
- praia da Joaquina;
- praia Mole;
- praia da Galheta;
- praia do Gravatá;
- prainha do Leste;
- ilha do Xavier;
- praia da Barra da Lagoa;
- Lagoa da Conceição;
- praia de Moçambique.
Litoral Sul
Se você aprecia a natureza e gosta de um visual exótico, vai adorar as águas limpas e transparentes do sul de Floripa. As principais praias são:
- praia do Campeche;
- praia da Ilha do Campeche;
- Morro das pedras;
- praia do Caldeirão;
- praia da Armação do Pântano Sul;
- praia do Pântano do Sul;
- praia do Matadeiro;
- praia da Lagoinha do Leste;
- praia dos Açores;
- praia da Solidão (ou Rio das Pacas);
- praia do Saquinho;
- praia de Naufragados.
Entre as praias, a maior atração é a Ilha do Campeche. A praia impressiona pela beleza ao seu redor. A água tem uma transparência semelhante ao mar do Caribe e ainda existem outros destaques: trilhas, inscrições rupestres e o visual para o mar aberto. Essa é uma parada obrigatória para quem quer descansar e admirar a beleza da natureza.
Outro ponto importante é a praia da Lagoinha do Leste. Para acessá-la, é preciso fazer uma trilha com grau leve de dificuldade. Por ser mais escondida, ela atrai os turistas que gostam de surpresas durante o trajeto. A trilha e a preservação do lugar encantam os olhos.
Praias do Continente
No litoral que abrange o continente, também há diversas opções de praias para se refrescar e admirar. Conheça algumas delas:
- praia do Balneário (baía norte);
- praia do Bom Abrigo;
- praia de Itaguaçu;
- praia do Matadouro;
- praia das Palmeiras;
- praia do Meio (ou da Saudade).
Conhecer essa região por via terrestre também é uma experiência interessante. Ao cruzar a ponte Hercílio Cruz você encontra outra Florianópolis: um novo ângulo e uma rica gastronomia.
Roteiro para Florianópolis
Prepare-se para sentir-se rodeado pelo mar e pela vegetação, pois as belezas naturais estão presentes em toda a região. Os pontos turísticos imperdíveis são a Ilha do Campeche e a Lagoa da Conceição. Mas existem muitos outros a serem explorados:
- Costa da Lagoa;
- Jurerê;
- Ostradamus;
- Sanduicheria da Ilha;
- Beira Mar Norte;
- Café Cultura;
- Box 32;
- El Divino;
- Mercado Municipal;
- Ponte Hercílio Luz;
- Praça XV de Novembro;
- Catedral Metropolitana de Florianópolis.
Essas são só algumas sugestões dos inúmeros pontos turísticos da Ilha da Magia. Ou seja, existem opções para jovens, adultos, casais e famílias com crianças. A arquitetura da cidade torna o roteiro muito agradável e os eventos trazem a animação para a noite.
Passeios em Florianópolis
Confira!
Jurerê internacional
Na região de Jurerê, a cidade recebe as pool parties, com DJ’s nacionais e internacionais. Trata-se de um empreendimento imobiliário de alto padrão de frente para o mar. É uma casa de show diferenciada porque não tem muros e está localizada em uma praia.
Além da música eletrônica, existe uma diversidade de drinks e atrações: artistas que fazem malabarismos com fogo, dança e interações com o público. O estilo é semelhante às festas europeias — que acontecem em Ibiza, por exemplo —, por isso atrai turistas de todo o mundo.
O ponto alto de Jurerê são os feriados prolongados, como o carnaval e o réveillon. Mas em outras épocas do ano, o calendário não para. Festas diurnas, noturnas e sunsets fazem a alegria do público. Então se você viaja só, gosta de fazer amizades e de se divertir, vai adorar conhecer lugares como o Parador 12.
Gastronomia
Como toda cidade litorânea, Floripa tem frutos do mar no cardápio principal. Com grande influência da gastronomia açoriana e portuguesa, o prato mais vendido é a ostra. Afinal, a cidade é a maior produtora de ostras do país. O alimento é servido de diferentes formas, as mais comuns são a natural e a gratinada.
Os estabelecimentos que servem o molusco estão concentrados na região sul de Florianópolis, principalmente no bairro Ribeirão da Ilha. O restaurante mais tradicional é o Ostradamus, que tem serviço diferenciado e pratos fartos. Mas se você prefere outros frutos do mar como peixes e camarão, pode ir até a Costa da Lagoa e saborear as delícias preparadas pelos restaurantes da região.
Fenaostra
Outra sugestão é viajar para Florianópolis durante o principal evento gastronômico da cidade, o Fenaostra — Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana. Ele acontece no segundo semestre, geralmente no mês de outubro. A programação inclui 9 dias de atrações gastronômicas, folclóricas e culturais, além de cursos e seminários. Mas caso você visite a cidade fora desse período, siga esse guia de restaurantes e bares.
Sul da Ilha
- Restaurante Porto do Contrato;
- Restaurante Muqueca da Ilha;
- Ostradamus Bar e Restaurante;
- Rancho Açoriano;
- Petiscaria do Mané.;
- Bar do Arante;
- Restaurante Mandala.
Norte da Ilha
- Marisqueira Sintra;
- Restaurante Chão Batido;
- Villa do Porto;
- Restaurante Samburá;
- Restaurante Restinga;
- Nosso Bar.
-
Leste da Ilha
- Sabor da Costa Restaurante;
- Restaurante do Índio;
- Bar e Restaurante Cachoeira;
- O Restaurante Cabral;
- O Restaurante Lagoa Azul;
- Restaurante Paraíso.
Região Central da Ilha
- Forneria Pappatore;
- Mercado Público.
Melhor estação para visitar Floripa
Como se trata de uma Ilha, é no verão que a cidade recebe o maior número de turistas. O dia 15 de dezembro dá início à estação, que segue até março. A temperatura fica na casa dos 24º C, o mar tem temperatura mais agradável, favorecendo banhistas e surfistas, e o clima é favorável para os passeios. Nessa época, as chuvas vêm com maior intensidade, mas nada que atrapalhe o turismo.
É importante lembrar que as férias e datas festivas de fim de ano também aumentam o engarrafamento. Então se deseja aproveitar o verão com mais de tranquilidade, dê preferência aos meses de fevereiro e março.
O inverno acontece de junho a setembro. Nessa época, o índice pluviométrico diminui, a temperatura oscila de 13º C até 22º C e podem ocorrer geadas. É um período ideal para quem gosta de frio e deseja conhecer a cidade com menos movimento.
O réveillon e o carnaval são responsáveis pelo maior fluxo de visitantes do ano. Mas existem outras duas datas que atraem o público: o aniversário da cidade de São José (19 de março) e o próprio aniversário de Florianópolis (23 de março). Como são dias próximos, é uma boa opção para quem deseja aproveitar as festas que trazem artistas renomados para a comemoração.
Maneiras de chegar na ilha
Confira!
De avião
Quem chega de avião, desembarca no Aeroporto Hercílio Luz. Ele está localizado a 12 km de distância do centro da cidade. Depois do voo, para se deslocar até o seu hotel, você pode pegar um táxi, um ônibus executivo (Linha 6120 – Corredor Sudoeste) ou ônibus convencional (Linha 183 – Corredor Sudoeste). Os horários podem ser conferidos no site da empresa.
De carro
O principal acesso terrestre é pela BR-101 e depois pela Via Expressa, na BR-282, que segue até a cidade vizinha São José. Ela acaba na ponte que liga a ilha ao continente.
De Ônibus
Para chegar em Floripa de ônibus, você precisa desembarcar no Terminal Rodoviário Rita Maria. Como ele fica no centro, é um percurso bem acessível. As principais empresas que circulam na cidade são: Catarinense, Itapemirim e Pluna — também têm rotas internacionais.
Com tantos atrativos e facilidades, esse é um destino que recepciona bem turistas que buscam agito e aventura e turistas que preferem o descanso. Essa versatilidade é um dos principais marcos da cidade. E agora que você já sabe quais são os melhores lugares para conhecer em Florianópolis já pode reservar sua passagem, fazer as malas e preparar-se para conhecer a Ilha da Magia.