Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu liberam exercícios físicos nas praias e outras atividades; confira

0
10

As quatro maiores cidades da Grande Florianópolis decidiram por novas flexibilizações nas regras contra o coronavírus

As cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu publicaram, no final da tarde desta terça-feira (1º), os decretos que autorizam o acesso à areia das praias para prática de atividades físicas e liberam as apresentações artísticas em bares e restaurantes, entre outras atividades. A decisão pela flexibilização das regras contra o coronavírus foi tomada em conjunto entre as prefeituras e valem pelos próximos 14 dias. 

As normas foram definidas com base no mapa de gestão de risco da Secretaria de Estado de Saúde de SC, onde a região da Grande Florianópolis apareceu com risco grave para coronavírus na última atualização e não mais gravíssimo – o pior que se pode chegar. Além disso, os municípios consideraram, de acordo com os decretos, a disponibilidade de leitos de UTI pelo SUS e a atual estrutura de saúde existente.

SC passa de 2,3 mil óbitos por coronavírus e total de casos chega a 180 mil; Joinville tem mais 11 vítimas

Além das definições em conjunto, na Capital também foram liberadas as atividades de ensino presencial para os cursos livres, desde que funcionem com lotação máxima de 30% da capacidade total. 

Todas as liberações estão regulamentas. As informações sobre os novos decretos foram antecipadas com exclusividade pelos colunistas Ânderson Silva, Renato Igor e Leo Coelho.

Veja as regras para cada atividade

Acesso à areia das praias

– É permitido acessar a areia das praias somente para a prática de atividades físicas individual.

– É obrigatório o uso de máscaras.

– Distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas deve ser respeitado.

– Esportes aquáticos individuais também estão liberados. 

– A mesma regra é válida para as cachoeiras. 

Atividades físicas ao ar livre

– O uso de arenas de esportes públicos foi liberado, com limite de até quatro pessoas por quadra, com respeito ao distanciamento mínimo de quatro metros.

– Podem ser realizadas de segunda à sexta-feira as arenas localizadas em parques, praças e Avenidas Beira-Mar (Florianópolis) e todos os dias, o que inclui o fim de semana, as arenas localizadas em praias.

– A realização de atividades físico-desportivas nos ambientes ao ar livre como parques, praças, calçadões e Avenida Beira-Mar (Capital) estão liberadas de segunda à sexta-feira, de forma individual, e observando distanciamento social mínimo de 1,5 metros, além do uso obrigatório de máscara.

– A realização de atividades físico-desportivas orientadas por assessorias esportivas e treinadores de corrida que se limitem à concentração máxima de seis pessoas estão liberadas. Obrigatório observar o distanciamento mínimo de 1,5 metros demarcados no chão, uso obrigatório de máscara e observância aos dias permitidos.

Música ao vivo em bares e restaurantes

– Apresentações culturais, como música ao vivo, estão lberadas em bares, restaurantes e afins, desde que o encerramento das apresentações ocorra uma hora antes do encerramento das atividades do estabelecimento.

– O ambiente deve ser ventilado. Para áreas fechadas a atividade fica proibida.

– Os artistas devem usar máscaras e distantes um do outro em raio de 1,5 metros.

– O número de artistas por apresentação deve ser limitado ao máximo de três pessoas.

– Exista barreira física entre os artistas e o público.

– Que o tempo total da apresentação seja reduzido ou a segmentada para que o público não permaneça longos períodos no estabelecimento.

Mesas de restaurantes na areia

– Restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, bares, adegas e demais atividades correlatas poderão dispor de mesas e cadeiras nas areias das praias até às 18h, observadas as regras de distanciamento e higiene.

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui