Fortaleza tem 19 trechos de praias favoráveis para o banho de mar neste fim de semana em Fortaleza, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (20) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Outras 12 praias estão impróprias por apresentarem mais de 2,5 coliformes termotolerantes por amostra de água do mar.
Na região leste, onde fica a Praia do Futuro, uma das mais frequentadas, todos os trechos podem ser utilizados, com exceção da Praia do Farol
No Centro, estão em boas condições os trechos entre a Rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira até o trecho compreendido entre a Indústria Naval do Ceará (Inace), até o Aquário. Devem ser evitados os trechos que ficam entre a Praia dos Botes e o Farol e Rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira.
A parte oeste da orla é a região onde existem mais trechos impróprios para o lazer dos banhistas.
A Praia da Sabiaguaba é mais um ponto que foi inserido pela Semace no boletim das praias de Fortaleza. A praia localizada entre a foz do rio Cocó e a Rua Sabiaguaba foi escolhido pela equipe técnica da Órgão pelas solicitações da população e pela grande frequência de banhistas no local.
Ainda segundo a Semace, no boletim, o monitoramento do novo ponto se encontra com um asterisco, porque de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000 é necessário um conjunto de 5 análises consecutivas para a classificação das condições da água no trecho avaliado. Desta forma, como o ponto foi adicionado entre os dias 9 e 13 de novembro, ainda não é possível determinar se esse ponto é próprio ou impróprio para o banho.