Segundo o órgão, ainda não é possível divulgar os pontos próprios para banho porque são necessárias cinco semanas consecutivas de análise para obter o resultado.
Fortaleza tem três praias impróprias para banho, segundo boletim semanal de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (25) pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O órgão está usando um critério transitório para analisar a situação das praias.
Os locais adequados para banho e lazer ainda não podem ser listados porque é necessária uma análise de cinco semanas consecutivas, informou a Semace.
As praias foram consideradas impróprias por apresentarem mais de 2,5 mil coliformes termotolerantes por amostra de água do mar.
Dois pontos impróprios estão na Zona Centro:
- Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió;
- Entre o Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema.
O terceiro fica na Zona Oeste:
- Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
“Não se é possível afirmar que as praias são próprias porque a gente precisa do conjunto das análises dessas cinco semanas consecutivas. Se eu tiver hoje análise do ponto A e deu própria, se ela tiver em cinco semanas dada imprópria uma vez, ela ainda é considerada própria. Mas se der duas vezes imprópria, ela já é considerada imprópria”, explicou o gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Gustavo Gurgel.