Todos os turistas que quiserem entrar em Garopaba, no Sul catarinense, a partir desta quinta-feira (25) deverão apresentar um resultado negativo para teste de coronavírus feito em até 48 horas de antecedência da viagem.
De acordo com a prefeitura, a intenção é evitar a disseminação o avanço da Covid-19 e reduzir os episódios de lotação nas praias como ocorreu no carnaval e réveillon. A decisão ocorreu depois que outros estados publicaram decretos determinando fechamentos e restrições, como ocorreu no litoral gaúcho.
A operação será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Praia do Siriu em Garopaba, no Sul de SC — Foto: Santur/Divulgação
O município é um dos pontos turísticos mais procurados durante o verão no Litoral Sul. O número visitantes durante a temporada chega a quadruplicar o total da população, que é estimada em 25 mil pessoas.
Segundo a Secretaria de Saúde, o número de atendimentos no Centro de Triagem triplicou nos últimos dias e foram registrados 112 casos ativos, com propensão de crescimento no número.
Garopaba integra a região da Grande Florianópolis no mapa de risco para coronavírus do governo estadual e está em nível gravíssimo para a doença. Na última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na quarta-feira (24), o município tinha 2.075 casos confirmados, incluindo 11 mortes.
Garopaba irá vai liberar a entrada de turistas com teste negativo para Covid — Foto: Prefeitura de Garopaba/ Divulgação
As barreiras foram instaladas na entrada principal da cidade e na da Gamboa. Nesses dois pontos os carros são parados e as pessoas precisam apresentar comprovante de residência se for morador e se for turista, o exame RT-PCR negativo para a Covid-19. Caso não tenha o resultado em mãos, a pessoa é orientada a retornar.
A barreira irá funcionar até domingo (28). Os profissionais também vão medir a temperatura de todos, moradores e turistas, independente do resultado do teste. Além disso, quem passar pela barreira vai receber orientações de como evitar o contágio.
A prefeitura também pretende ampliar as visitas em estabelecimentos pra verificar se os decretos vigentes estão sendo cumpridos.
A Praia da Ferrugem é um dos locais mais procurados pelos veranistas durante as datas festivas. Na virada do ano, uma multidão foi flagrada sem máscaras e houve aglomeração. Ninguém cumpriu o distanciamento mínimo exigido.
Imagens flagraram aglomeração em Garopaba — Foto: Foto: Divulgação
Na ocasião, a Polícia Militar, responsável por fiscalizar o cumprimento das regras, precisou dispersar as pessoas aglomeradas.
Polícia Militar em frente a aglomeração na Praia da Ferrugem, em Garopaba — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Depois disso, no carnaval, pessoas formaram uma grande aglomeração nas ruas, mesmo com o cancelamento das festividades pela prefeitura.