Governo do RS proíbe festas de Navegantes e Iemanjá devido à pandemia de Covid-19; carreata será realizada

0
296

As tradicionais festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá serão diferentes este ano em função da pandemia de coronavírus. O governo do Rio Grande do Sul anunciou o cancelamento das celebrações para evitar aglomerações.

“Nós respeitamos as manifestações religiosas individuais, mas, na medida em que geram aglomeração, se tornam um problema sanitário e, consequentemente, na falta de cuidado, um problema coletivo. Por isso, o estado vai deixar claras as determinações e repassar as orientações às prefeituras no sentido de coibir aglomerações”, apontou o governador Eduardo Leite, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na quinta-feira (28).

As homenagens à Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, acontecerão através de uma carreata organizada pela Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul. A imagem de Iemanjá, com 2,3m de altura, sairá do Santuário Sincrético Ecológico, da Praia do Paquetá, em Canoas, e percorrerá as praias de Pinhal, Cidreira e Torres.

“Além de entender o contexto em que não deve haver aglomerações, estamos cumprindo o que foi oficializado pela prefeitura do balneário, bem como o decreto do governo do estado. Entendemos a importância de medidas de prevenção e o impacto delas na saúde de todos”, afirma o presidente da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, Everton Alfonsin.

Já em Porto Alegre, a comissão organizadora da Festa de Navegantes definiu que não haverá Missa Campal presencial. Ela será transmitida às 9h pela página do Santuário Navegantes, no Facebook, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler.

A partir das 10h30min, uma carreata será feita pelas ruas da Capital. Só será permitido o acompanhamento de 10 veículos por trecho, desde a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, passando pela Catedral Metropolitana de Porto Alegre, pela Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia, pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida e chegando ao Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus.

A previsão de encerramento é às 16h.

Foto, de arquivo, que mostram uma celebração feita antes de existir a pandemia — Foto: Reprodução/RBS TV

Foto, de arquivo, que mostram uma celebração feita antes de existir a pandemia — Foto: Reprodução/RBS TV

site do café

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here