Guano de morcego é um fertilizante orgânico natural que se origina a mistura de excrementos de morcegos com minerais que arrasta as águas de infiltração no interior das cavernas onde eles vivem. Durante longos períodos de tempo estes estrume decompõe-se e transforma através de um processo de compostagem em um pó inodoro de variadas cores naturais. Portador de propriedades valiosas, este adubo é rico em nutrientes principais (NPK), nutrientes (Ca-Mg ? S) secuandarios e micronutrientes, mas o que faz com que seja realmente único e insuperável é abundante flora microbiana benéfico que sempre acompanha-o e que é muito superior aos outros adubos orgânicos.
Existem vários usos para o guano de morcego. Ele pode ser usado como um condicionador ou enriquecedor do solo e melhorar sua drenagem e textura. Ainda pode ser utilizado como um fungicida natural, atuando também no controle de nematoides do solo. Além disso, o guano contribui para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica no solo, tendo por consequência a disponibilização de outros nutrientes importantes para a planta.
O NPK de guano de morcego torna-o um fertilizante aceitável para uso em várias plantas. As formas mais fáceis e eficientes de aplicar as fezes de morcego é em cobertura, enterradas no solo, ou transformadas em um chá, o qual é usado nas regas regulares. O guano pode ser usado fresco ou seco. Tipicamente, este fertilizante é aplicado em quantidades menores do que outros tipos de esterco, como o de galinhas ou bovinos, e por isso representa um fertilizante muito seguro.
Para aplicações em cobertura basta adicionar 1 colher (sopa) de guano em cada vaso (considerando uma capacidade de 8 litros/vaso) ou cerca de 100g de guano por metro quadrado de solo no caso de jardins e cultivos outdoor. Alguns cultivadores preferem enterrar o guano no solo no caso de plantas cultivadas indoor, pois apesar de não possuir odor forte, o cheiro pode ser incômodo em ambientes fechados.
Como fazer chá Bat Guano
Outra opção é fazer um chá orgânico, diluindo o adubo em água morna e depois regar as plantas. O chá é uma forma de atingir e alimentar o sistema radicular profundo da planta. Para fazer o chá deve-se adicionar de 2 a 4 colheres de guano por litro de água morna e limpa. Deixe a mistura descansando por cerca de 24 horas, mexendo de vez em quando, e regue as plantas após esse e período. O esterco de morcego é altamente solúvel em água. A aplicação de guano pode ser de frequência quinzenal, dependendo do estado nutricional das plantas e do tipo de solo/substrato utilizado.
O verdadeiro Guano de Morcego da Malásia pode se adquirido na loja virtual CELEIRO RURALwww.celeirorural.com.br