Guarujá, Praia Grande e Itanhaém fecham praias nesta segunda-feira com o início da fase emergencial

0
450

As praias de Guarujá, Praia Grande e Itanhaém, no litoral de São Paulo, foram fechadas nesta segunda-feira (15) após o Governo do Estado entrar na fase emergencial do Plano SP, a mais restritiva. O acesso às demais praias da Baixada Santista já tinha sido proibido no fim de semana. A medida foi tomada para tentar frear a transmissão da Covid-19.

Além de Santos, Guarujá é a única cidade que está com as praias isoladas por gradis e telas. O equipamento começou a ser instalado no domingo (14) nas praias do Tombo, Astúrias e Pitangueiras, restringindo o acesso de moradores e turistas ao mar, faixa de areia e calçadão. O trabalho de instalação dos gradis continuará nesta segunda-feira em outras praias.

Durante fase ainda mais restritiva, praias e parques não poderão ser usados — Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Durante fase ainda mais restritiva, praias e parques não poderão ser usados — Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Ainda em Guarujá, as atividades físicas e a prática de esportes, mesmo que individuais, estão suspensas. Também não está autorizada a colocação de cadeiras e guarda-sóis, assim como o comércio ambulante e quiosques.

A fiscalização seguirá com equipes da Guarda Civil Municipal (GCMs), fiscais do Comércio e de Saúde, agentes da Vigilância Sanitária, entre outros servidores, todos distribuídos em diversos pontos da cidade, para garantir que as medidas estão sendo cumpridas, com o apoio da Polícia Militar.

As medidas restritivas vão constar no decreto municipal, que será publicado nesta terça-feira (16). Denúncias referentes a abusos e irregularidades podem ser feitas por meio dos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Municipal).

Em Praia Grande, a restrição total começou a valer nesta segunda-feira também, no entanto, sem a barreira física, já que o município conta com extensão de mais 18 quilômetros de praia, conforme informou a administração municipal. Diante da medida, fica proibido o acesso total, incluindo a colocação de barracas, cadeiras, guarda-sóis e a prática de atividades físicas e esportivas. Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) realizará a fiscalização e a orientação às pessoas.

Em Itanhaém, o monitoramento das praias foi feito durante todo o fim de semana, mas a restrição só passa valer nesta segunda-feira. A cidade também não utiliza nenhuma barreira fisica, como gradis ou telas, devido a geografia do município, que possui mais de 25 quilômetros de extensão.

Na cidade, fica restrito o acesso ao mar, a faixa de areia e ao calçadão. As equipes da Guarda Civil Municipal estarão empenhadas na fiscalização das praias.

 

 

LEAVE A REPLY

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here