Guarujá, SP, antecipa abertura de praias e libera calçadão e faixa de areia

0
20

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, decidiu reabrir as praias da cidade na manhã desta sexta-feira (1º), após mais de 24h de restrição à orla e faixa de areia. A medida, que foi tomada para evitar aglomerações e a contaminação pelo novo coronavírus durando o feriado de Ano Novo, seguiria até a manhã de sábado (2).

Mesmo com o bloqueio, diversos banhistas desrespeitaram a medida e entraram na área isolada, circulando na faixa de areia, do bairro Pitangueiras, já na tarde de quinta-feira (31).

Praias em Guarujá, SP, ficaram cheias após banhistas invadirem  — Foto: Renan Delpra/ Arquivo Pessoal

Praias em Guarujá, SP, ficaram cheias após banhistas invadirem — Foto: Renan Delpra/ Arquivo Pessoal

Durante a noite a situação foi semelhante. Uma moradora do mesmo bairro, registrou o movimento na praia, logo após a meia noite desta sexta-feira (1º). Nas imagens, é possível ver pequenos grupos circulando pelo local.

Pessoas invadiram a Praia de Pitangueiras, em Guarujá, e ficaram na faixa de areia — Foto: Arquivo pessoal/Sonia Maria Garcia Ormo

Pessoas invadiram a Praia de Pitangueiras, em Guarujá, e ficaram na faixa de areia — Foto: Arquivo pessoal/Sonia Maria Garcia Ormo

Por considerar a situação controlada desde às 20h de quarta-feira (30), a administração municipal antecipou a abertura e optou por liberar as praias às 11h desta sexta, quando os gradis foram retirados para liberar o calçadão e a faixa de areia.

Além disso, a prefeitura também considerou a medida por não ter registrado ocorrências graves durante esse período, inclusive na virada do dia 31 para o dia 1º, em que apenas aglomerações pontuais foram notificadas e logo dispersadas. Em nota, a prefeitura agradeceu o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), fiscais de comércio, entre outros, além do apoio da Polícia Militar.

Cidade tem orientação para banhistas que frequentam praias após abertura  — Foto: Reprodução/ Prefeitura de Guarujá

Cidade tem orientação para banhistas que frequentam praias após abertura — Foto: Reprodução/ Prefeitura de Guarujá

Outras praias liberadas

 

Em São Vicente, a orla foi interditada e teve fiscalização, das 19h de quinta, até às 6h desta sexta, quando foi liberada para moradores e turistas. Orla e calçadão de Bertioga foram interditados com fiscalização das 19h do dia 31 de dezembro até às 7h desta sexta. Em ambas as cidades, não há registro de aglomerações nas faixas de areia.

Movimento nas estradas

 

Mais de 300 mil veículos já passaram pelas estradas Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) com destino ao litoral de São Paulo, até o início da tarde desta sexta-feira (1º). A estimativa é de que a Baixada Santista receba entre 420 e 640 mil veículos até as 23h59 de domingo (3).

Até o início da tarde, 363.596 já haviam descido a Serra do Mar, desde a 0h de segunda-feira (28), segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). O SAI está em operação Operação Normal (5X5). Para a descida, os motoristas utilizam a pista sul da via Anchieta e pista sul da rodovia dos Imigrantes. Já a subida da serra é realizada pelas pistas norte das duas rodovias.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui