Sem casos da Covid-19 desde 22 de abril, a ilha teve as praias reabertas das 8h às 16h. Governo consultou especialistas na área ambiental para tomar a decisão.
As praias de Fernando de Noronha foram reabertas na segunda-feira (25), com horário limitado, das 8h às 16h, dentro do programa de flexibilização devido à pandemia. A ilha não registra casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, desde 22 de abril. O principal motivo para o horário reduzido é prevenir incidentes com animais marinhos, principalmente os tubarões.
Noronha ficou sem a presença de turistas durante dois meses. Com isso, a fauna marinha passou a ser vista com maior facilidade. “É preciso ter mais cautela na nova presença junto aos animais marinhos. É necessário ter cuidado com a fauna no habitat natural”, afirmou o administrador da ilha, Guilherme Rocha.
Ele ouviu especialistas para tomar a decisão de reabrir as praias. Uma das pessoas consultadas foi o engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões em Noronha há 30 anos.
Tubarões adultos podem ser vistos com mais facilidade em Noronha na pandemia — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
“Temos percebido que a ausência de pessoas nas praias encorajou os tubarões adultos nas regiões mais rasas. As pessoas devem tomar alguns cuidados básicos de segurança para convivência com os tubarões”, contou Veras.
O pesquisador também deu outras recomendações. “É importante não perseguir, não tocar e não alimentar os tubarões. Caso o banhista visualize um animal do mesmo tamanho ou maior que a pessoa, a indicação é sair da água. Junto com a liberdade, vem a responsabilidade”, disse.