Todo ano é a mesma coisa: chega o inverno e as pessoas correm para as serras. Mas, quem é do tipo que segura o dinheiro até o instante derradeiro, sabe que esta é a melhor época para ir à praia.
Troque o óbvio pelo improvável e assegure um fim de semana muito divertido e econômico
Todo ano é a mesma coisa: chega o inverno e as pessoas correm para as serras. Mas, quem é do tipo que segura o dinheiro até o instante derradeiro, sabe que esta é a melhor época para ir à praia nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É isso mesmo. Uma forma de garantir o lazer e fazer economia.
Quantas vezes você não chegou ao quiosque à beira-mar durante a alta temporada e quase caiu para trás com o preço da porção de lula? Optou por ficar ali mesmo e demorou meia hora para conseguir uma mesa, quase ficou surdo por causa da música alta, tendo que fazer malabarismos no banheiro depois de encarar uma fila gigante? Este é o retrato da praia no verão. Já no inverno, o cenário é bem diferente.
Por isso, listamos 10 motivos para você pegar as suas coisas e partir para o litoral mesmo na estação mais fria do ano (e é claro que deixamos de lado as “sempre quentes” praias nordestinas). Veja:
1 – Estradas livres Sabe aquele congestionamento infernal que a maioria dos turistas pega indo ao litoral Norte de São Paulo nos feriadões prolongados? Não existe durante o inverno. Dá pra fazer até bate-e-volta. Numa boa.
2 – Preços Se não caem pela metade, diminuem bastante. Aquela porção de batata-frita que você pagou um absurdo na alta vai sair por pouco mais da metade. E o garçom, que antes parecia tão grosseiro e apressado, vai fazer de tudo para tratá-lo bem (a última cerveja, que vem gelada, pode até ficar por conta da casa). Além disso, é possível pagar por uma hospedagem realmente legal.
3 – Sossego No inverno, a praia é praticamente sua: além de estar mais limpa, permite que você use aquele biquíni amarelinho sem sentir vergonha nenhuma porque, afinal, não há quase ninguém para observar você. E estender a canga em qualquer ponto da areia aproveitando apenas o barulho do mar.
4 – Tempo (acredite se quiser) Dificilmente chove. As chances de ficar dentro de casa todo o fim de semana, optando pelo abençoado baralho, é maior no verão.
5 – Situação É romântico. Praia deserta, à noite, combina com violão e fogueira.
6 – Saúde Fazer exercícios na praia durante o inverno é algo que atrai até os mais sedentários. Caminhadas pela orla permitem bons momentos de relaxamento sem muito suor e sem o risco de ficar com insolação; as bicicletas não se trombam na rua.
7 – Compras Você pode, finalmente, conferir com calma todas aquelas barraquinhas de artesanato e brincos e voltar para a casa sem a sensação de ter visitado uma feira marroquina.
8 – Mar irado O inverno garante boas ondas para quem é adepto do surfe. Campeonatos de vela rendem uma boa distração em algumas praias.
9 – Visita ao que nunca viu Já que entrar no mar vira desafio, você não vai sentir remorso se substituir a ida à praia por uma visita aos monumentos históricos da região e enriquecer a cachola.
10 – Festas, festivais, festinhas As prefeituras de algumas cidades litorâneas costumam promover festivais para os turistas durante a baixa-temporada, principalmente gastronômicos. Aquele camarão gigante, cujo preço normalmente supera o tamanho do seu bolso, pode virar realidade no seu prato no inverno.