Ipojuca amplia horário de acesso às praias para práticas esportivas; veja novo horário

0
134

Com exceção das práticas esportivas dentro do mar, o uso da máscara na faixa de areia é obrigatório

Desde o dia 20 de junho, o município de Ipojuca abriu suas praias exclusivamente para as práticas esportivas individuais, incluindo o banho de mar, com restrição de horário das 4h da manhã às 12h. Porém, nessa sexta-feira (3), o Comitê Contra o Coronavírus da cidade decidiu ampliar o horário ficando das 4h às 16h.

A medida se estende a toda a faixa litorânea da cidade, que contempla outras praias famosas, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi.

Proibido

Nesta segunda fase, permanece proibido todo o comércio de barracas e ambulantes nas praias, bem como a colocação ou fixação de cadeiras, guarda-sóis e coolers, conforme determinação do decreto municipal n° 693/20 que trata do assunto.

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales informou que “o avanço para a fase seguinte continuará dependendo dos dados da Saúde e do respeito às novas regras por parte dos ipojucanos e visitantes”.

Obrigatório

Com exceção das práticas esportivas dentro do mar, o uso da máscara na faixa de areia é obrigatório.

Boletim

De acordo com o presidente do comitê, o secretário de Saúde municipal Wendel França, o boletim epidemiológico mostra que houve diminuição no número de casos ativos do novo coronavírus (covid-19) no município do dia 19 de junho, último dia antes da abertura das praias, ao dia 2 de julho. Em 19 de junho, foram contabilizados 87 casos ativos enquanto no dia 2 de julho foram registrados 69 casos ativos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
  •  

    site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui