Apesar das barreiras sanitárias adotadas em municípios da Baixada Santista durante o feriado prolongado de Corpus Christi, as praias de Santos, no litoral de São Paulo, registraram movimento intenso nesta quinta-feira (3) de sol e calor. As barreiras instaladas buscam diminuir a entrada de turistas na região, para evitar aglomeração e o avanço da transmissão da Covid-19.
Mesmo com as medidas adotadas na cidade, imagens obtidas pelo G1 mostram diversos banhistas caminhando pela faixa de areia, e, apesar da maioria fazer o uso de máscaras, alguns ainda foram flagrados sem o equipamento de proteção e desrespeitando o distanciamento social. Desde maio, o uso de máscaras de proteção é obrigatório no município, sob pena de multa de R$ 300, que é aplicada se a pessoa não traz consigo o item e/ou após a abordagem se negar a usá-lo.
As cidades da Baixada Santista implantaram barreiras sanitárias e outras medidas para controlar a entrada de turistas na região durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que começou nesta quinta-feira e segue até domingo (6).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/r/Y/NlJfKbSwiYcBxTj1zERg/whatsapp-image-2021-06-03-at-15.59.39.jpeg)
Praias de Santos, SP, registraram movimento intenso em primeiro dia de feriado prolongado — Foto: Alexander Ferraz/Jornal A Tribuna
No município de Santos, a barreira sanitária foi montada na entrada da cidade, no bairro Saboó, e funcionará desta quinta-feira até sábado, das 3h às 15h, e no domingo (4), das 3h às 11h. A ação é feita pela Guarda Municipal, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o apoio da Polícia Militar. Nesta quinta-feira (3), segundo a prefeitura, nenhum veículo não autorizado foi flagrado na operação.
Apesar disso, muitas pessoas foram às praias. De acordo com a administração municipal, até às 14h, na orla da praia, já foram realizadas 569 abordagens, das quais 10 foram sobre prática irregular de esporte, 169 sobre uso correto da máscara facial, e duas multas aplicadas pelo não uso do item.
Ainda segundo o município, as praias continuam abertas apenas para a prática de atividades físicas individuais. E, a montagem de guarda-sóis e cadeiras é permitida apenas para os ambulantes autorizados, de acordo com as regras sanitárias vigentes. Para garantir o respeito das medidas, a GCM monitora os 7 km da orla da praia de Santos e os demais pontos de grande fluxo de pessoas na cidade.
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos pede a colaboração de turistas e da população para que sigam as regras de enfretamento da pandemia vigentes, usem máscara facial, higienizem as mãos com álcool gel ou sabão, evitem aglomerações e mantenham o isolamento social. A população pode denunciar irregularidades pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (PM), no caso de grandes aglomerações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/M/f/AkVr0VQsGi6oYHJPNptg/whatsapp-image-2021-06-03-at-07.39.57.jpeg)
Barreiras sanitárias e outras medidas são implantadas para evitar entrada de turistas em Santos — Foto: Nina Barbosa/G1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/y/e/Cgxf78Q5uHbq1wswA2hw/whatsapp-image-2021-06-03-at-16.35.16.jpeg)
Em São Vicente, como medida de prevenção a proliferação da Covid-19, Píer do Gonzaguinha foi interditado no feriado — Foto: Thais Rozo/G1