A Prefeitura de Niterói anunciou, nesta quinta-feira (4), medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na cidade. De acordo com decreto que será publicado nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial do município, os horários de circulação e funcionamento de estabelecimentos serão alterados. As medidas são válidas por 15 dias, a partir desta sexta-feira.
Segundo a prefeitura, as novas determinações reforçam iniciativas para o combate à Covid-19, devido ao aumento de casos e alterações no indicador síntese de monitoramento da doença.
De acordo com as medidas previstas no decreto:
Ainda segundo a prefeitura, o objetivo dessas alterações é diminuir a concentração de passageiros utilizando o transporte público nos mesmos horários.
A circulação de pessoas não está restrita, mas não será permitido parar em espaços públicos e gerar aglomerações. Além disso, será recomendado o home office para 50% de funcionários da iniciativa privada e da administração municipal.
“Nos últimos dias, verificamos um aumento nos indicadores e apesar de estarmos em uma situação diferente das outras regiões do País, esta semana já intensificamos a sanitização das ruas e vamos fazer nova distribuição de máscaras”, afirmou o prefeito, Alex Grael.
“É fundamental que a população continue perseverando nos protocolos de saúde, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel”, reforçou.
Em outras iniciativas de prevenção à proliferação do vírus, a Prefeitura de Niterói diz que vai distribuir mais um milhão de máscaras para a população e está intensificando o trabalho de sanitização das ruas da cidade.
A administração municipal também afirma que será enviada ao Legislativo municipal uma mensagem-executiva, que está sendo elaborada, para a prorrogação do programa Renda Básica Temporária. O objetivo é que as famílias niteroienses que mais precisam possam passar por esse momento atípico com mais segurança.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Niterói está preparada para implementar, se necessário, um Plano de Contingência com abertura de novos leitos nos hospitais. A Secretaria Municipal de Ordem Pública fará a fiscalização de cumprimento das medidas restritivas para evitar aglomerações e pede apoio da população no cumprimento dos protocolos.