Paraty: as melhores dicas para aproveitar ao máximo este destino

0
103

Paraty, definitivamente, é uma das cidades mais encantadoras de todo o país. Seu ar colonial e histórico traz um charme ao local que impressiona a todos, especialmente os que gostam de relembrar o passado. Visitar a cidade pode ser um verdadeiro passeio no túnel do tempo.

Contudo, Paraty não se limita à arquitetura clássica de seus casarões e outras construções. Aqui, você também vê belíssimas paisagens naturais, como praias e cachoeiras incríveis, que prometem tirar o fôlego dos turistas.

Veja neste post o que Paraty tem a oferecer e por que é um ótimo destino para passar suas próximas férias, já que lá você curte tanto cultura, quanto natureza.

Onde fica Paraty, um centro cultural no Sudeste

Localizada no Sudeste do Brasil, no Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade belíssima que enriqueceu bastante durante a época colonial, principalmente no decorrer do ciclo do ouro.

Paraty fica a, aproximadamente, 256 quilômetros da capital do estado fluminense, sendo uma viagem considerável de uma cidade a outra.

A cidade está praticamente no meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, já que também está a 270 quilômetros da capital paulista.

Quais são os aeroportos mais próximos de Paraty

Os aeroportos mais próximos da cidade são os do Rio de Janeiro: Galeão e Santos Dumont.

O melhor caminho para Paraty é partir de carro ou ônibus após desembarcar em algum destes aeroportos. De ambos, você consegue ir para a rodoviária e comprar uma passagem diretamente para a cidade.

Do Rio até Paraty, a viagem dura por volta de quatro horas e meia, enquanto de São Paulo o trajeto leva aproximadamente seis horas. Certamente, o trânsito irá influenciar nesse tempo, mas, normalmente, a estrada é bem tranquila.

Ir para esse destino de outra parte do país sem comprar passagens aéreas pode ser um pouco mais cansativo, já que a viagem será longa.

Por isso, opte por ir de avião. Assim, a viagem fica muito mais confortável e rápida.

Como é a temperatura em Paraty? Tudo sobre o clima da cidade

Paraty 2

Paraty fica no estado do Rio de Janeiro, então, logo de cara, pensamos em um calorão, né?

No verão, temperaturas mais elevadas são comuns, mas o fator predominante dessa estação na cidade são as chuvas, que podem ser bem intensas e constantes durante esse período!

Isso pode atrapalhar um pouco os passeios, então, fique atento às previsões, para estar preparado para qualquer coisa quando estiver curtindo a cidade!

O que fazer em Paraty: os melhores passeios e pontos da cidade

Paraty tem tantos pontos incríveis que fica difícil saber quais visitar.

Mas não se preocupe, aqui embaixo fizemos uma seleção incrível com as melhores paradas para se fazer durante sua estadia em Paraty!

Fique atento e vá anotando todos estes lugares. Acredite, você não vai querer perder nenhum!

1. Praia do Sono

Praia do Sono

Localizada entre Paraty e Ubatuba, a Praia do Sono fica muito perto de Trindade e conta com um quilômetro de extensão.

Para chegar lá, você deve estacionar seu carro em algum lugar próximo à praia e seguir o resto a pé, passando por uma trilha.

Não se preocupe. A trilha não é muito complicada e dura cerca de uma hora, mas definitivamente vale muito a pena!

Você pode também ir de van, passando pelo Condomínio Laranjeiras, um dos mais luxuosos do Brasil.

Aqui nesta praia, alugar chalés para passar a noite também é comum. São casas muito charmosas e aconchegantes que comportam muito bem várias pessoas. É uma ótima opção para quem não quer fazer um bate-volta na Praia do Sono.

O camping também é muito popular nessa região, onde você pode dormir com muitas estrelas brilhantes acima de sua cabeça. É uma experiência incrível!

As águas cristalinas da praia intensificam ainda mais o sentimento de conexão com a natureza e proporcionam uma sensação mágica, que só uma paisagem dessas pode oferecer.

2. Praia Saco do Mamanguá

Chamada de paraíso, a Praia Saco do Mamanguá é um local pouco explorado da costa fluminense.

Suas águas verde-esmeralda são muito lindas e impressionam logo no primeiro olhar. Aqui, você encontra muitas vilas de pescadores, porém nada elaborado, o que dá ainda mais a impressão de ser intocada pelas grandes construções.

É um lugar ótimo para desligar da agitação do dia a dia e curtir bem a paz e a tranquilidade que só a natureza pode oferecer.

Também existem muitos cenários naturais, como mangues e cachoeiras, ou seja, aqui é um lugar recheado de possibilidades além das praias!

3. Praia Ilha do Pelado

Ilha do Pelado

Imediatamente em frente à Praia de São Gonçalo, a Ilha do Pelado é um ponto bastante popular durante a visita de muitos turistas a Paraty.

Esse nome se dá devido à ausência de vegetação na Ilha. Porém, atualmente, a ilha é bem florestada.

As águas límpidas e as areias brancas são muito bonitas e garantem uma vista incrível.

Existem barcos que fazem a travessia entre a Praia de São Gonçalo e a ilha todos os dias, que é de fácil acesso.

4. Centro Histórico

Centro Histórico

É aqui que você encontra os mais famosos restaurantes, feiras de artesanato e admira a incrível arquitetura antiga.

Andar pelas ruas de pedra do Centro Histórico é algo obrigatório quando estiver em Paraty.

Admirar as belíssimas igrejas da cidade e visitar o centro cultural são apenas algumas das coisas que você pode fazer aqui.

Além desses tours, você pode comprar lembranças para sua família e amigos e provar uma saborosa comida nos restaurantes.

Ah, pare para observar os casarões ao redor da Praça Matriz, são construções encantadoras que transmitem um pouco da história do lugar.

5. Praia da Lula

É um ponto bastante frequente dos passeios de escuna que saem do Porto de Paraty.

Aqui, você vê vários tons de verde, especialmente entre as águas e a vegetação, que se unem e formam um verdadeiro manto de natureza. O elemento que se destaca nesse cenário monocromático é a fina faixa de areia branca da praia, que dá um toque a mais de beleza ao local.

FLIP: a maior festa literária do Brasil

 

Realizada desde 2003, a FLIP é uma das maiores festas literárias da América do Sul. Ela é feita em Paraty, normalmente entre os meses de junho e julho.

Ela reúne muitos turistas e realmente lota a cidade. É um evento de grande magnitude que dá muito reconhecimento e prestígio à cidade.

Na FLIP, são organizadas palestras, discussões e oficinas, além de ser um ponto de venda de livros famoso, onde você pode encontrar muitos exemplares e comprar edições mais valiosas .

Cada ano, o evento visa homenagear um escritor. Em 2019, 2018 e 2017, foram prestigiados Lima Barreto, Hilda Hilst e Euclides da Cunha, respectivamente.

A Festa Literária Internacional de Paraty é um evento enriquecedor que realmente vale muito a pena conhecer. Não perca a oportunidade!

A vida noturna em Paraty

Paraty noite

Curtir a noite em Paraty não é uma tarefa difícil. Embora não seja uma cidade badalada com festas agitadas, o ar noturno aqui é rico em diversão.

O principal “rolê” da noite na cidade é realmente o tour pelos restaurantes. Mas não se engane. Após apreciar um delicioso jantar, você pode sentar e relaxar em algum bar ouvindo música ao vivo e aproveitando um bom drink.

Dizem que a melhor música ao vivo da cidade é no Sarau, e que o Parada 33 também é ótimo para conhecer pessoas novas e ouvir um bom som. Os ritmos variam entre forró, samba e rock.

Os bares aqui sempre ficam lotados e cheios de energia. São contagiantes e com certeza serão uma experiência ótima para você!

Onde se hospedar em Paraty: as melhores regiões

Um fator importante do planejamento de qualquer viagem é onde se hospedar. E no Centro Histórico da cidade é que fica a maioria dos hotéis e das pousadas.

Em Paraty, o que reina são as charmosas e íntimas pousadas, muito elegantes em qualquer época do ano. Aqui, você não vê uma rede famosa de hotéis nem resorts.

Mas não pense que a hospedagem aqui é simples, pois existem também opções mais luxuosas para quem prefere e pode pagar.

Fique atento aos preços, pois eles podem ser um pouco altos, dependendo do lugar e da época. Durante os fins de semana, nos quais os famosos bate-volta são mais frequentes, os preços são mais salgados mesmo.

Isso sem falar no período em que acontece a FLIP, que o preço pode subir ainda mais devido à alta demanda. Por isso, reservar previamente seu quarto pode ser muito vantajoso!

Mas onde ficar em Paraty? De longe, o Centro Histórico da cidade se destaca como o lugar mais procurado e prático.

Contudo, os preços são maiores aqui, além de o deslocamento no centro acontecer apenas a pé, já que as ruas aqui são destinadas à circulação de pedestres apenas.

Se você quiser uma experiência mais luxuosa na região, a Pousada Literária de Paraty e a Casa Turquesa são as melhores opções. Agora, se você quiser economizar, a Pousada Bartolomeu e a Pousada Fortaleza são bem acessíveis.

Fora do Centro Histórico, os preços são mais baratos e a qualidade também não decepciona. Na Praia do Jabaquara, Pontal e Caboré, as opções são muitas também, oferecendo conforto por um valor ótimo para quem não pode gastar muito.

Ah, e se você quiser ainda mais praticidade e evitar algumas etapas do planejamento de suas férias, opte por pacotes de viagem. Adquirindo um pacote de viagem para Paraty, você elimina pendências como hospedagem e roteiro de atividades.

É uma ótima escolha para quem não quer se preocupar com nada e quer apenas curtir a viagem!

Gastronomia: a alimentação local

Experimentar a comida é uma das partes mais gostosas de toda a viagem, e Paraty conta com muitas opções de restaurantes que valem MUITO a pena visitar!

Um dos restaurantes mais bem avaliados da cidade é o Bistrô Alquimia dos Sabores, que impressiona pelo atendimento e aspecto aconchegante.

Os pratos de carne, frutos-do-mar e peixes também não deixam a desejar! Um elogio frequente para este lugar é que o preço é justo. Ótimo, não é?

Para quem curte um hambúrguer de qualidade, o Borogodó Paraty tem uma seleção de lanches e porções de dar água na boca de qualquer um. Dica: quando estiver por lá, peça o drink Jorge Amado — ele faz muito sucesso entre os turistas!

Muito prático, já que fica pertinho da praia, o BalacoBacco Beach Bar é uma ótima opção para quem quer passar o dia todo na água e fazer suas refeições ali mesmo!

Aqui, além de aproveitar uma comida deliciosa, você também aprecia uma vista incrível!

Há uma grande variedade de cozinhas aqui — esses são apenas alguns dos sabores que você pode experimentar em Paraty!

site do café

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui