Em Ipojuca, reabertura será feita em etapas. Até o dia 26 de junho, o horário de atividades será restrito: 4h ao meio-dia. Paulista vai liberar orla na segunda (22).
Porto de Galinhas e as outras praias de Ipojuca, no Grande Recife, serão reabertas no sábado (20), para atividades esportivas individuais. Segundo a prefeitura, também está autorizado o banho de mar. Essas práticas foram liberadas com restrição de horário: 4h ao meio-dia. Outras cidades também divulgaram, nesta sexta (19), como será o processo de flexibilização.
A reabertura em Ipojuca foi anunciada depois que o governo de Pernambuco autorizou os municípios da Região Metropolitana a definir a situação das orlas, fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. As praias dos litorais Norte e sul não foram liberadas por causa dos índices de contágio.
O decreto divulgado pelo governador Paulo Câmara (PSB) permite que as prefeituras reabram as orlas, parques e calçadões a partir de sábado (20) (veja vídeo abaixo).
Na capital, a administração pública informou que vai seguir essa orientação, autorizando a retomada de atividades, com a adoção de protocolos de segurança e higiene, na mesma data.
Governo autoriza e prefeituras definem liberação de praias e calçadões no Grande Recife
Por meio de nota, a prefeitura de Ipojuca detalhou as medidas de liberação de atividades na orla e nos parques e praças do município. A administração municipal lembrou que, desde sexta (12), já havia solicitado a autorização para práticas esportivas individuais nas praias.
A prefeitura disse, ainda, que a reabertura será realizada em etapas, “como aconselha a Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
A primeira delas começa no sábado e segue até a sexta-feira (26). Neste período, com exceção das práticas esportivas dentro do mar, o uso da máscara permanece obrigatório.
Nessa primeira fase, informou a administração municipal, permanece proibido todo o comércio de barracas e ambulantes nas praias, bem como a colocação ou fixação de cadeiras e guarda-sóis, conforme determinação do decreto municipal n° 693/20.
Ainda de acordo com a prefeitura, as praças ficarão fechadas, durante essa primeira etapa de reabertura das áreas de lazer.
A prefeitura informou, ainda, que outras mudanças serão anunciadas ao final de cada etapa, à medida que as autoridades verifiquem o comportamento da curva de contaminação no município. Serão levados em conta os dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.
Paulista
Embora o decreto do governo autorize a reabertura das orlas e dos parques, no Grande Recife, a partir de sábado (22), em Paulista, as atividades só serão retomadas na segunda-feira (22).
De acordo com a prefeitura, foi preciso adiar a reabertura dessas áreas de lazer para “organizar ações educativas” e planejar a distribuição de máscaras em pontos estratégicos.
Além disso, a administração municipal pretende fazer um monitoramento, por meio do grupo de trabalho que já atua na fiscalização, para inibir aglomerações.
O município informou que realizará inspeções na entrada dos principais parques e praças, onde serão distribuídos máscaras e álcool em gel.
A prefeitura também planeja uma ação educativa para incentivar a população a manter a distância segura.
Ao longo dos 14 quilômetros de orla, uma equipe da guarda municipal vai com a Policia Militar, evitando que os banhistas também se aglomerem ou descumpram as normas sanitárias.
Itamaracá
Em Itamaracá, o decreto que determinou medidas de restrição rígidas de circulação de carros e pessoas será mantido, até o dia 30 de junho, segundo a prefeitura.
Ainda segundo a administração municipal, a medida mantém o fechamento de praias e parques, bem como a barreira sanitária montada no posto do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv). Assim, informa o município, “só entra quem comprovar residência ou vínculo empregatício”.
Cabo
Por meio de nota, a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou que o decreto sobre a liberação das praias e parques será publicado na segunda (22). A administração disse que o processo será feito de forma gradual.
Primeiro, na terça (23), serão autorizadas as práticas esportivas e atividades físicas. Permanecerão proibidos comércio e consumo de alimentos e bebidas.
Jaboatão
A prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informou., por meio de nota, que “vai aguardar a publicação do decreto do governo do estado para determinar o protocolo de abertura das praias, parques e praças”.
Ainda de acordo com o município, “todas as medidas serão tomadas conforme as normas sanitárias para garantir a segurança das pessoas nos seus momentos de lazer”.
Olinda
Também por meio de nota, a prefeitura de Olinda anunciou, nesta sexta, a liberação do calçadão, ciclovia e a areia da orla para a prática de atividades físicas individuais, além das praças, mas sem aglomerações. As medidas, que incluem também o funcionamento de templos religiosos, entram em vigor no domingo (21).
“Com relação ao segmento religioso, os espaços só deverão permitir a ocupação de 30% da capacidade, mantendo os intervalos e os devidos distanciamentos entre os frequentadores”, informou a prefeitura.