Praias de Fernando de Noronha são reabertas para moradores

0
70

As praias da Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha foram reabertas nesta segunda-feira (25), para uso dos moradores da ilha, depois de mais de dois meses fechadas. O governo do estado decidiu liberar o uso porque, desde o dia 22 de abril, Fernando de Noronha não registra novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Todos os 28 pacientes que foram infectados com a doença tiveram cura clínica.

A Polícia Militar reforçou a equipe e 45 militares trabalharam para orientar a população. As praias que estão liberadas são Cacimba do Padre, Quixabinha, Bode, Americano, Boldró, Conceição, Meio, Cachorro e Porto de Santo Antônio. As praias reabriram no horários das 8h às 16h.

Os moradores respeitaram o distanciamento e voltaram às praias  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Os moradores respeitaram o distanciamento e voltaram às praias — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O casal Ian e Raquel de Barros levou os três filhos logo cedo para o banho de mar. “É uma sentimento de liberdade, fazia tempo que eles não vinham, até ficaram receosos a princípio, mas depois se soltaram”, falou a mãe Raquel Barros, que é servidora pública.

O pai das crianças, Ian Campos, que é marinheiro, contou que os filhos pediram para retornar às praias. “Eu estava sentido muita falta, as crianças pediam bastante. Escolhemos a Praia do Porto porque é um lugar calmo, com pouca onda”, disse Ian.

A PM faz a fiscalização em Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A PM faz a fiscalização em Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O pequeno Gustavo Flor, de sete anos de idade, aproveitou a manhã para fazer um castelo de areia. “Eu estava com muita saudade da praia, cheguei bem cedinho. Eu só acordei quando bati na água. Agora estou fazendo um castelão de areia”, disse.

A jornalista Bárbara Polezer trabalha com a locação de canoa havaiana. A atividade comercial ainda não voltou, mas o reencontro com o mar foi comemorado. “É uma sensação de retomar a vida. Acho importante voltar ao mar, acredito que vai resolver a angústia que estávamos sentindo”, afirmou.

Para frequentar as praias os moradores têm que seguir uma série de regras para evitar aglomeração. Os esportes estão liberados, em grupos de no máximo quatro pessoas, sem contato físico. Não é permitido o comércio nem o uso de bebidas alcoólicas.

O administrador de Noronha, Guilherme Rocha, disse que a flexibilização das atividades segue os protocolos para evitar a propagação da Covida-19. Ele ainda não tem previsão para a reabertura do turismo, fechado desde o dia 21 de março.

“Infelizmente não temos previsão de reabertura da ilha em função da situação do continente, que ainda enfrenta um descontrole da pandemia. Enquanto houver essa insegurança não podemos reabrir, estamos estudando formas operacionais”, informou Rocha.

As praias do Parque Nacional Marinho, que é um reserva federal, seguem fechadas. A direção do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha informou que uma reunião será realizada nesta segunda-feira para discutir o assunto.

As praias da Área de Proteção Ambiental estão liberadas para os moradores  — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

As praias da Área de Proteção Ambiental estão liberadas para os moradores — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui