Movimento de turistas no litoral norte é grande no feriado da Independência.
Ubatuba tem praias cheias nesta segunda-feira (7), feriado da Independência. Na Praia Grande, muitos banhistas desrespeitaram a recomendação dos órgãos de saúde para o uso da máscara, que ajuda a evitar a disseminação do coronavírus.
É o terceiro dia seguido com alto movimento de turistas nas praias do município e nas outras cidades do litoral norte. No fim de semana, uma festa de rua gerou aglomeração de pessoas e desrespeito a normas de segurança de prevenção à Covid-19 na madrugada em Ubatuba. O caso ocorreu na madrugada de domingo (6).
Praia Grande, em Ubatuba, nesta segunda-feira de feriado — Foto: Tiago Bezerra/TV Vanguarda
De acordo com relato de moradores, o fluxo teve início por volta das 23h de sábado (5) e encerrou por volta das 6h do domingo na rua Salvador Correia, no Centro da cidade. O local fica a cerca de 100 metros da Santa Casa da cidade.
Festa de rua tem aglomeração de pessoas sem máscara em Ubatuba
Praia Grande, em Ubatuba, no Feriado da Independência — Foto: Tiago Bezerra/TV Vanguarda
São Sebastião
Em São Sebastião, as praias também ficaram cheias no último domingo (6). A prefeitura estima que 60 mil turistas visitam a cidade neste feriado. Nas praias de Cambury e Barra do Sahy, houve aglomeração de pessoas e pouca gente usava máscaras, segundo imagens enviadas pela prefeitura. A mesma situação aconteceu em outras praias, como Maresias, de acordo com registros nas redes sociais.
A prefeitura organiza barreiras desde a manhã de sexta no Jaraguá e Canto do Mar, bairros da Costa Norte no limite com Caraguatatuba, e em Boraceia, na Costa Sul, no limite com Bertioga.
Praia de Cambury, em São Sebastião — Foto: Elton Ramos | PMSS
Os turistas e moradores que chegam a São Sebastião têm a temperatura corporal medida pelas equipes e respondem breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos são desinfetados.
São Sebastião pediu ajuda ao Estado neste feriado para evitar que a alta do movimento de turistas aumente a transmissão de coronavírus. Nas outras cidades do litoral norte também há barreiras sanitárias e controle para evitar aglomerações.
Expectativa para volta
A partir das 12h desta segunda-feira, o movimento nas estradas deve aumentar com a saída dos turistas das cidades do litoral. A previsão é que o horário de pico seja entre 12h e 22h nesta segunda.