Praias se transformam em pontos de festas durante a pandemia

0
35

Apesar do trabalho das Polícias Civil e Militar, algumas pessoas insistem em realizar festas nas praias da Região, desrespeitando o decreto estadual que proíbe aglomeração de pessoas

Mesmo com o risco de contrair o novo coronavírus, algumas pessoas continuam participando de festas, com aglomerações de pessoas e são constantes as denúncias de festas nas praias da Região.

No último fim de semana, na praia de Ilhas, em Araranguá, um grupo de pessoas se reuniu, na madrugada de sábado para domingo e fez uma festa na orla. Moradores de Ilhas fotografaram e denunciaram em grupos de WhatsApp. Em uma das fotos dá para ver, pelo menos, 25 veículos na beira da praia e várias pessoas.

Um rastro de sujeira foi deixado na orla e moradores flagraram diversas latas e garrafas de bebidas. Um grupo de jipeiros recolheu o lixo deixados pelos festeiros.

Segundo o tenente coronel Ronaldo de Souza Cruz, comandante da PM de Araranguá, a ocorrência não foi registrada na Polícia Militar. A autoridade policial ainda afirmou que quando a PM sabe com antecedência de ocorrências como esta, entra em contato com os organizadores e explica as advertências cabíveis.

Na semana passada, a PM notificou um bar no Morro dos Conventos por promover aglomeração de pessoas. Em fotos e vídeos postados em redes sociais, vizinhos do bar registraram que, no último dia 15, uma sexta-feira, o local estava repleto de pessoas. A maioria não usava máscaras e o distanciamento social, necessário devido a pandemia do novo coronavírus, não era respeitado.

Devido as diversas denúncias de aglomerações de pessoas no Farol e rampa de parapente no Morro dos Conventos, em Araranguá, desde o último dia 15, está em vigor o decreto municipal que restringe o acesso aqueles locais.

Várias diligências foram feitas pelas polícias Civil e Militar por toda a orla do Morro dos Conventos, após publicação do decreto, para evitar que as aglomerações e festas, como a que aconteceu em Ilhas no fim de semana, acabem acontecendo em outros pontos do Balneário.

Em uma operação conjunta na noite do dia 15, policiais civis e militares fiscalizaram vários pontos do Morro dos Conventos e também na área central de Araranguá, naquele dia, nenhuma ocorrência foi registrada.

Segundo o tenente coronel Ronaldo, caso seja flagrada alguma alteração, a pessoa será notificada e alertada sobre a necessidade de ficar em casa. “Quando somos acionados e a festa já está acontecendo vamos ao local e acabamos com a festa. Somente agimos quando temos conhecimento”, disse.

Desde março é proibida em Santa Catarina a aglomeração de pessoas, como uma das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta semana, o governador Carlos Moisés anunciou que os municípios terão autonomia para definir sobre a retomada do transporte, educação e eventos, atividades suspensas no Estado. No entanto a determinação passa a valer somente na próxima segunda-feira, dia 1º, quando os municípios decidiram se endurecerão as normas, continuarão com as mesmas, ou afrouxarão.

 

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui