Praia do Leão

    0
    180
    É o destaque do chamado mar de fora. Extensa, com águas muito azuis e verdes, a praia é uma das escolhidas pelas tartarugas marinhas para desovar no período de janeiro a junho. Com movimento bastante tranquilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao lado fica o Morro da Viuvinha e, nas duas formações, uma infinidade de ninhos faz do local um santuário de aves. Entre os meses de abril e julho acontece a desova das tartarugas – sob supervisão do Projeto Tamar, os turistas acompanham de perto a corrida das tartaruguinhas rumo ao primeiro banho de mar!
    Tartarugada do Projeto Tamar
    Realizada duas vezes por semana, entre janeiro e maio, a Tartarugada do Projeto Tamar permite ver de perto a desova dos animais na Praia do Leão. As vagas são poucas e é preciso pernoitar na praia, mas o programa é emocionante!
    O tour começa por volta das 20h, reunido quatro pessoas (além do biólogo) e é de graça. A diferença das outras desovas é, além do horário, a espécie de tartarugas: a atividade acompanha tartarugas verdes, as maiores do arquipélago (cascos com cerca de 1,40 metro de envergadura e 400 quilos).
    Os visitantes têm o privilégio não só de pernoitar na praia, como ajudar na contagem de ovos, nas medições e até nas marcações dos bichos. Durante a tartarugada é possível acompanhar todo o processo da fêmea: saída do mar, busca pelo canto ideal para depositar os ovos, cavação de buraco, desova, cobertura do ninho e retorno ao mar. Com sorte, ainda se vê filhotes de desovas anteriores nascendo na manhã seguinte. E aí é hora de ajudar na contagem dos ovos e auxiliar as tartaruguinhas que não conseguirem ir sozinhas para o mar.
    A “hospedagem” é simples: a base de apoio do Projeto Tamar, uma pequena casa de madeira onde a turma dorme em colchonetes e sacos de dormir. Não há banheiro. Para inscrever é preciso ir ao posto da ONG na Praia do Boldró. A dica é ir cedo para garantir uma das poucas vagas.

    Veja a localização no mapa:

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Avalie*
    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui