Praia do Parazinho

    0
    3088

    Localizada no arquipélago de Bailique, no Amapá, seu acesso já é provocador. Navega-se por doze horas na foz do Amazonas até Bailique, e de lá mais vinte minutos de voadeira (pequeno barco a motor), entre os canais dessas ilhas até chegar em Parazinho. Essa praia de areias cor de cavalo baio, banhadas por águas cor de sol tem sete quilômetros de extensão. Sua largura depende da época do ano e da tábua de marés, e suas areias são procuradas pelas tartarugas-da-amazônia para a desova.

    Nessa região primeva, onde ninguém ainda apareceu para ser dono da bola e do campinho, as ondas nervosas, muitas delas provocadas pela pororoca, instigam surfistas e praticantes do kitesurf de sanha brava. Além disso, é um excelente lugar para longas caminhadas observando a flora e fauna do lugar, em especial as revoadas dos guarás-vermelhos.

    Dicas – Não esqueça de levar sua rede e ou saco de dormir, pois a infraestrutura local é precária. Para acampar na praia de Parazinho, que por sua importância foi transformada em Unidade de Conservação pelo Ibama, é necessária uma autorização desse órgão concedida em Macapá. Outra boa dica é que da Vila Progresso, em Bailique, pode-se alugar uma voadeira até a foz do rio Araguari, para observar (com muito cuidado) a maior das pororocas.

    Veja a localização no mapa:

    LEAVE A REPLY

    Avalie*
    Please enter your comment!
    Please enter your name here