Prefeitura publicou novo decreto com regras mais rígidas para evitar o turismo na cidade. São Sebastião tem dois casos confirmados da doença e uma morte.
A Prefeitura de São Sebastião proibiu a circulação nas praias, cachoeiras e espaços turísticos da cidade. O novo decreto incluiu ainda regras mais rígidas para o turismo, incluindo a suspensão da licença dos guichês de empresas de transporte intermunicipal e outros serviços na rodoviária da cidade.31
A medida foi publicada no dia 27 de março, após a confirmação de dois casos de coronavírus na cidade. Um decreto já havia sido publicado no dia 17 de março, e restringia eventos e funcionamento de acomodações, mas não tratava sobre a circulação em praias ou pontos turísticos.
Em seus anúncios, a prefeitura tem frisado o pedido de que evitem o turismo nesse momento. No novo decreto, foi suspensa a permanência em praias, cachoeiras e espaços públicos. O texto não esclarece como a proibição vai ser fiscalizada ou quais sanções podem ser aplicadas.
Como forma de minimizar a entrada na cidade, ainda foram suspensos os alvarás das empresas de venda de passagens de ônibus e as licenças de plataformas de coletivos do transporte municipal e intermunicipal.
Na rodoviária da cidade está suspenso os serviços de táxi e comércios — desde bancas até lanchonetes. Banheiros públicos também foram fechados. Vans de turismo, estacionamentos e quiosques às margens das praias também estão proibidos de funcionar.
Em Ubatuba, o acesso às praias também foi proibido pela prefeitura.
Casos confirmados
São Sebastião confirmou nesta segunda-feira (30) o primeiro caso de morte pela Covid-19. A vítima é Roberto Alves dos Santos, que atuou como secretário municipal durante a gestão de Ernane Primazzi.
Roberto morreu no dia 23 de março. Ele foi internado no mesmo dia com sintomas da doença, chegou a ser entubado, mas não resistiu e morreu horas após a internação. A gestão aguardava a o resultado do exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o diagnóstico nesta segunda.
Além do caso confirmado, uma segunda morte está em apuração na cidade. O paciente é um homem de 52 anos que morreu neste domingo (29). Ele estava internado desde a última quinta-feira (26). Amostras do paciente estão em análise no Lutz.