O turismo rural tem conquistado cada vez mais adeptos. Com o excesso de atividades de trabalho e o tempo gasto com o uso de smartphones, é preciso dar uma pausa e conectar-se à natureza para relaxar e renovar as energias.
Até mesmo quem mora no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa cercada de belezas naturais, busca por um lugar de calmaria.
Portanto, se você é carioca ou programa uma viagem para o estado, precisa reservar uma passagem para Campos dos Goytacazes.
Não conhece a cidade? Então, leia este texto e descubra 7 motivos para incluir o destino na sua próxima viagem.
Campos dos Goytacazes está localizada a aproximadamente 277 quilômetros da capital Rio de Janeiro. O percurso pode ser feito em algumas horas de carro e apenas uma hora de avião.
Mas se deseja voar a partir da sua cidade natal, coloque como destino final o Aeroporto Bartolomeu Lisandro e simule a duração do voo. Com praia, cachoeiras e vegetação abundante, é o destino ideal para descansar e respirar ar puro.
Com 503 mil habitantes, Campos é marcada pelo turismo ecológico, histórico e cultural. O charme da arquitetura das igrejas dos séculos XVIII e XIX conquistam qualquer visitante. E para quem gosta de temperaturas mais amenas, a região serrana é ideal: o pico mais alto chama-se São Mateus e tem 1.605 metros de altitude. Além disso, a cidade tem praias e é cortada pelo Rio Paraíba do Sul e afluentes.
O município tem números expressivos: é o maior em extensão territorial no estado, são 4.469 km² de área, 14 distritos e mais de 150 bairros.
Campos também é considerada como a cidade mais importante do norte fluminense, e parte disso se deve à sua grande produção de petróleo e de açúcar — Campos é uma das maiores recebedoras de royalties de petróleo do país.
Outra característica importante é a presença de várias universidades públicas e privadas. Na economia, destaca-se como polo comercial e financeiro, alcançando o norte e noroeste fluminense e sul do Espírito Santo.
O nome Campos dos Goytacazes faz referência aos índios que viviam na região. Eles habitaram a região há 1500 anos e eram altos e bravos, difíceis de serem domesticados. As terras dos índios goitacás foram invadidas e foram colonizadas pelos portugueses.
Inicialmente, o território pertenceu à capitania de São Tomé e 50 anos depois tornou-se Vila de São Salvador dos Campos. Só passou a ser considerada cidade em 1835, com o nome atual.
Um de seus grandes marcos é o pioneirismo na instalação de energia elétrica. Campos foi a primeira cidade da América Latina a aplicar o sistema.
Outro destaque é a produção de cana-de-açúcar, que teve o seu auge no século XIX, além de ser o primeiro município do Brasil a receber a instalação de uma usina canavieira.
Culturalmente, apresenta grande relevância, pois tem a livraria mais antiga do Brasil em atividade: Ao Livro Verde tem 174 anos de história. Na imprensa também tem destaque devido ao terceiro maior jornal mais antigo do país, o Monitor Campista, que encerrou suas atividades no ano de 2009.
Apesar de não ter o turismo tão explorado, a cidade apresenta feitos dignos de orgulho para os campistas. Veja algumas curiosidades:
Goytacazes é banhada pelo Oceano Atlântico, tem vegetação abundante e rica fauna e flora. As praias são caracterizadas por terem ondas fortes, um grande atrativo para os surfistas.
Porém, também são frequentadas por moradores e turistas e em algumas delas há colônias de pescadores. Para entender melhor a cidade, é preciso conhecer as suas regiões:
A arquitetura se destaca com a construção de solares e casarios — agrupamentos de casas que seguem o mesmo padrão. Confira os principais e faça uma viagem no tempo visitando essas construções:
Os atrativos turísticos também incluem praças, jardins, edifícios e marcos históricos e culturais. E para quem busca ar puro e tranquilidade, o roteiro vai além. É possível conhecer trilhas, cachoeiras e fazendas, além de apreciar os variados tons de verde e andar a cavalo. Veja algumas opções:
Para ter uma experiência ainda mais completa, utilize os meios de transporte locais e deguste os pratos típicos da região.
Os melhores restaurantes são: Secreto, Romano, Speciale Pizza e Massa, Potenza, DOM Gastronomia e Ogro Burgers. O bairro nobre que concentra os principais bares e restaurantes se chama Pelinca.
Na hora de escolher a hospedagem, dê preferência a hotéis localizados no litoral ou na região de serras. Se possível, visite os dois locais e opte pelas construções históricas.
Deu para perceber que apesar de pouco divulgada turisticamente, a cidade tem muito a oferecer aos visitantes. Além disso, caso tenha disponibilidade de tempo, há a possibilidade de fazer a dobradinha incluindo a capital carioca no roteiro de viagem.
Se você busca um destino para curtir sozinho, em casal, em grupo ou em família, já pode reservar a sua passagem para Campos dos Goytacazes.