Ressaca atinge praias do litoral paulista e ‘engole’ faixa de areia; veja

0
76

A alta da maré e a ressaca, em decorrência do avanço de uma frente-fria, atingiram praias do litoral de São Paulo neste domingo (23). Em cidades como Santos, Bertioga e Praia Grande, a faixa de areia foi completamente tomada pela água.

A previsão para a região já era de maré elevada, conforme divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta). A frente-fria ocasionou ventos intensos na região costeira, o que provocou a alta da maré. Na região da Baía de Santos, a maré pode chegar até 2 metros neste domingo, representando um aumento de 60 centímetros em relação a tábua de marés.

Em Bertioga, as praias de Boraceia e Riviera de São Lourenço, que possuem faixas de areias mais curtas, foram acometidas pela alta da maré. Mesmo com más condições, banhistas que estavam na cidade se arriscaram a entrar no mar. Bruna Ferreira Calhau estava trabalhando em um trailer no local e registrou um vídeo do mar invadindo a praia, no trecho do Módulo 6, na Riviera.

“As pessoas resistiram bastante a sair da faixa de areia. Isso aconteceu em questão de uns 30 minutos. O mar avançou aos poucos, mas, do nada, ficou muito violento. Subiu para toda a faixa de areia. Ainda tinham algumas pessoas que estavam caminhando e os salva-vidas foram alertando para o pessoal sair dali. Aos poucos, a praia foi esvaziando”, afirma.No vídeo, é possível ver que diversas pessoas estavam na praia, que foi tomada pelas águas agitadas. As imagens registaram os banhistas se segurando e tentando sair da água com dificuldade. Apesar do susto, ninguém precisou ser socorrido, conforme informou o Grupamento de Bombeiros Marítimo.

Em alguns trechos de Santos, a água chegou na avenida da praia. No Canal 4, uma tenda montada no Embaré ficou inundada pela água e algumas placas de metal para proteção foram deslocadas pela força do mar, ainda no sábado (22). Estava prevista uma programação de carnaval no local.

Segundo a Secretaria de Cultura de Santos informou, as atividades da Tenda 4 foram suspensas devido ao transtorno, no entanto, as demais tendas continuam com a programação normal durante este domingo. Ainda conforme a Secult, as atividades voltam ao normal na segunda-feira (24). Em São Vicente, ruas do bairro Jockey Clube ficaram completamente alagadas por causa da alta da maré.

Em Praia Grande, a Arena Caiçara, que integra o projeto Estação Verão Praia, também teve as atividades suspensas, por causa da alta da maré, que subiu toda a faixa de areia. Em alguns trechos, como no bairro Caiçara, o nível do mar subiu um pouco mais e ficou bem próximo da orla, mas não chegou a invadir o local. No entanto, não houve nenhuma ocorrência registrada.

As 12 praias de Itanhaém também foram atingidas e a programação de carnaval sofreu interrupção. Os shows de reggae que ocorreriam na praia dos Pescadores, a partir das 16h, foram todos cancelados, conforme informado pela prefeitura.

site do café

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui